Happy Hour com a Ciência e a Tecnologia

Postado em Ciência, Tecnologia e Inovação
Dra. Santuza Teixeira

O segundo dia (15/5) do festival internacional Pint of Science foi movimentado! Cinco bares da capital mineira abriram suas portas para um happy hour diferente: entre as pessoas e a Ciência.
A Cantina do Lucas, na região central da capital, recebeu os pesquisadores Fabício Silveira (UFMG) e Ana Ribeiro (Cefet) para falar sobre os impactos e riscos que as tecnologias digitais podem trazer para o texto impresso. Na Cafeteria MM Gerdau, o bate-papo foi sobre as consequências das mutações em vírus na vida prática das pessoas. Quem conduziu a conversa foi os pesquisadores Felipe Iani (Fundação Ezequiel Dias) e Betânia Drumond (UFMG).
As pesquisadoras Maristela Poletini (UFMG) e Fernanda Narciso (UFMG) falaram sobre o ciclo circadiano, que é o período de aproximadamente 24h sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos. A conversa aconteceu na Villa Floriano Pizzaria, no bairro Santa Efigênia. Já no Xico da Carne, os médicos Carolina Fernandes e Felipe Parreira falaram sobre a toxina botulínica, popularmente conhecida como botox.
A Fundep marcou presença no Filé Espeto & Cia, que recebeu os professores do Cefet Leonardo Diniz e Sidney Araújo. As mesas do estabelecimento foram tomadas pela relação entre astronomia e meio ambiente. “Precisamos explorar o espaço para respeitar a Ciência”, começou o físico Sidney, que exaltou a importância da difusão da cultura da ciência nas escolas e – Por que não? – nos bares.

Os pesquisadores instalaram no boteco dois telescópios que encantaram o público e transportaram crianças e adultos para Júpiter e suas luas. Uma experiência transformadora que liga a Ciência onde as pessoas estão. A Fundação recebeu, também, a emissora Globo Minas que fez uma cobertura especial do evento. Clique aqui e assista a matéria na íntegra.
Último dia de programação
Hoje (16/5), a Fundep continua no Filé Espeto & Cia, participando do bate-papo sobre a tecnologia CRISPR-Cas9, que altera genes com precisão, abrindo um mundo de possibilidades genéticas. Quem vai falar sobre essa tendência tecnológica são os pesquisadores da UFMG, Santuza Teixeira e Marco Silva. O evento começa às 19h30.

O Pint of Science em Belo Horizonte é realizado pelo Governo de Minas e pela Fapemig, conta com o apoio da Fundep e da Fundepar e traz doze pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais. Saiba mais sobre o evento clicando aqui.