UFMG oferece minicursos e conferências de história da ciência para professores

Postado em UFMG

A partir de janeiro, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) oferecerá conferências e minicursos gratuitos sobre história da ciência. O público-alvo são professores dos ensinos fundamental e médio que ensinam Química, Física, Matemática, Biologia, entre outras disciplinas. A iniciativa coincide com o ingresso da universidade mineira na Rede Brasileira de Escolas de História da Ciência. As atividades terão início em 28 de janeiro de 2019
Para Mauro Lúcio Condé, professor do departamento de História da instituição e organizador das atividades, “nem todos os professores que ensinam ciências tiveram uma cadeira de história da ciência em seu processo de formação. Isso é importante para redundar num melhor ensino científico”.
Ainda de acordo com o professor, a ideia é também dar visibilidade para uma importante área de pesquisas que costuma ser subvalorizada. “Os historiadores da ciência não são reconhecidos como cientistas, nem como educadores”, revela Condé.
A universidade mineira é a quarta a integrar o grupo composto pela Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). As instituições já desenvolvem projetos semelhantes, com periodicidade anual e bienal.

Minicurso e conferência serão nas férias escolares

Histórias dos animais, da cartografia, da saúde e da popularização da cultura científica serão alguns dos temas abordados. Os conteúdos serão apresentados por professores e alunos de pós-graduação em História da Ciência da UFMG, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG).
As atividades serão realizadas entre 28 e 31 de janeiro, na UFMG. A oferta foi de 120 vagas e todas já foram preenchidas, no entanto a organização estuda ampliar as vagas para a participação nas conferências. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail ufmgescolahc@gmail.com.
Fonte: UFMG