História e cultura afro-brasileira e indígena na educação

Postado em Eventos C,T&I

A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) – instituição de apoio à UFMG – e o Centro Pedagógico dessa Universidade realizam no dia 21 de setembro o I° Seminário Inclusão da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena na grade curricular do ensino básico: soluções para aplicação da lei”.
No evento, será apresentado o programa do Curso de Formação Continuada para Docentes, em consonância com a Lei 11.645/2008, que tornou obrigatória a inserção na grade curricular do ensino básico, público e privado, o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.
A forma como as instituições de ensino poderão se preparar para cumprir essa legislação é estabelecendo parcerias com as diferentes instâncias que desenvolvem estudos sobre a diversidade desses povos. Contudo, os efeitos da legislação somente poderão ser benéficos e eficazes se resultarem na formação de uma consciência de cidadania, por meio da utilização de uma abordagem pedagógica que privilegie a formação de gerações abertas ao multiculturalismo.
Nesse sentido, o I° Seminário vai apresentar questões que vão contribuir na elaboração de políticas públicas voltadas para a educação.
O evento acontece na próxima terça-feira, entre 8h e 12h, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de Minas Gerais, localizado na Av. Raja Gabaglia, 1.315 – Luxemburgo – Belo Horizonte. As inscrições devem ser feitas pelos telefones (31) 3225-8090 e (31) 3284-7529 ou pelo email instinges@gmail.com.br
8h às 9h: Credenciamento e café
9h30: Abertura
9h35: Pronunciamento do vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de Minas Gerais, Dr. Antônio Carlos Doovgal de Almeida Andrada