Fundep

Hospitais da UFMG iniciam vacinação contra Covid-19

Postado em Ciência, Tecnologia e Inovação
A foto mostra a técnica de enfermagem Cristiana Almeid foi a primeira profissional vacinada contra a Covid-19 no Risoleta Neves
A técnica de enfermagem Cristiana Almeid foi a primeira profissional vacinada contra a Covid-19 no Risoleta Neves (Assessoria de Comunicação/HRTN)

Risoleta Neves e Hospital das Clínicas iniciaram a vacinação com doses da Coronavac 

 
Os dois hospitais universitários administrados pela UFMGHospital das Clínicas da UFMG/Ebserh (HC) e Hospital Risoleta Tolentino Neves (HRTN) iniciaram a vacinação contra a Covid-19 de seu corpo profissional. A ação de ambos hospitais acontece após a Anvisa autorizar o uso emergencial da vacina Coronavacdesenvolvida na China e produzida no Brasil pelo Instituto Butantan. A distribuição foi realizada via a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte. 
O HC foi o primeiro a começar a vacinação, após receber 2,5 mil doses da vacina nesta terça-feira (19/01). Em um ato simbólico, o primeiro imunizado foi o auxiliar de enfermagem do CTI Adulto Antônio Alves Ribeiro, 61, que trabalha na instituição há 38 anos. “Fiquei muito feliz em ser o primeiro. A vacina é cientificamente segura. Espero que todos se vacinem contra o coronavírus”, disse ele. 
Já o HRTN, administrado pela UFMG por meio da Fundep, iniciou sua vacinação nesta quarta-feira (20/1), às 11h. O hospital recebeu 2 mil doses da Coronavac, e a primeira trabalhadora vacinada foi a técnica de enfermagem Cristiana Almeida, que atua no CTI do hospital. “Eu represento muita gente, meus colegas de profissão, suas famílias. Perdemos muitas pessoas, muita gente perdeu os seus amores, mas nossa dedicação pela vida das pessoas prevaleceu. Me senti muito honrada por ter sido a primeira”, comentou.  
A vacinação de ambos hospitais começou pelos profissionais de saúde que estão atuando nas unidades específicas de combate à Covid-19. A expectativa é que 100% do corpo profissional seja vacinado de maneira gradativa, conforme a disponibilidade de doses.  

Com informações do Portal UFMG e da assessoria de comunicação do HRTN 
 

Pular para o conteúdo