Inca realiza workshop inédito sobre Empreendedorismo e Inovação

Postado em Cursos e Eventos
Inca
Workshop inédito debate temas relacionados ao Empreendedorismo científico e marca o lançamento do Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto. Créditos: Agência Brasil/ Divulgação.

O evento ocorre nesta semana e aborda temas como o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, propriedade intelectual, empreendedorismo e transferência tecnológica.

Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Instituto Nacional do Câncer (Inca), apoiado da Fundação do Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), promove nessa semana o 1º Workshop de Empreendedorismo e Inovação INCA – Wine 2022, na quinta (24) e sexta-feira (25), das 9h às 13h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 23 de março, no Portal do Instituto.

O evento é aberto ao público interno e externo ao Instituto e destinado, especialmente, a profissionais que atuam nas áreas de inovação, ciência e tecnologia, oncologia, pesquisa, ensino e gestão.

“Vamos apresentar e lançar o Núcleo de Inovação Tecnológica do INCA e debater temas de empreendedorismo e inovação, principalmente na área de ciência e tecnologia”, explica Luís Felipe Ribeiro Pinto, coordenador de Pesquisa do INCA. “Teremos palestras de algumas das principais referências deste tema no SUS.”

A programação do workshop abrange temas como o a legislação do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, propriedade intelectual, transferência tecnológica e empreendedorismo, com histórias de sucesso e exemplos de pesquisadores que inovaram na área oncológica e da saúde.

Palestrantes e inovação

Entre os palestrantes e condutores do evento estão: Luís Felipe Ribeiro Pinto, Jane Vieira, Martín Bonamino, Matias Melendez e Ana Cristina Pinho (Inca); Luciene Bonan e Alessandra de Sá Earp Siqueira (Ministério da Saúde); Leopoldo Gomes Muraro (CNPq); Celeste Emerick e Vinícius Almeida (Fiocruz RJ); Elizabeth Ritter; Gabriela Toledo de Campos (INT); Eduardo Winter (PROFNIT); Maurício de Vasconcellos Guedes Pereira (FAPERJ); Jorge Guimarães (EMBRAPII); e Valdir Gomes (Senai CIMATEC). Por fim, Juliana Crepalde, da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica, representa a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) no evento. A programação completa pode ser vista no Portal no Instituto.

“É fundamental criarmos e fortalecermos uma cultura de inovação e empreendedorismo ligada à ciência e tecnologia, não só no INCA, mas em todo o SUS e órgãos públicos”, acrescenta Jane Vieira, responsável pelo NIT do INCA.

O evento ocorre em modelo híbrido, presencial e virtual (pelo canal do Instituto no YouTube, a TV INCA). Os inscritos que assistirem aos dois dias do evento receberão certificado de participação. Essa primeira edição do workshop tem o apoio do Ministério da Saúde e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.

1º WORKSHOP DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO INCA

Inscrições até 23 de março, pelo Portal do Inca.

Data: 24 e 25 de março.

Gratuito e em formato híbrido, com transmissão pela TV Inca.

Com Assessoria de Comunicação do Instituto Nacional do Câncer (Inca)