Fundep e Fundepar participam do Innovation Summit Brasil 2019

Postado em Ciência, Tecnologia e Inovação

Com o tema “Ecossistemas de Inovação: criativos, conectados e competitivos”, o Innovation Summit Brasil 2019 realizou sua primeira edição em Florianópolis, Santa Catarina, de 12 a 14 de agosto. O principal objetivo da iniciativa foi formular proposições para apoiar e estimular o investimento em empreendedorismo inovador no país. Assim, o evento foi ponto de encontro de cerca de duas mil pessoas, entre atores públicos e privados, nacionais e internacionais; entidades e outros agentes que atuam com o desenvolvimento e a operação de mecanismos de suporte ao empreendedorismo e à inovação; instâncias de governo, setores produtivos e formadores de opinião; disseminadores das culturas de inovação, propriedade intelectual e transferência de tecnologia; gestores e CEOs de empresas inovadoras; comunidade de investimentos de longo prazo e de entusiastas na construção de um ambiente ideal para as startups transformarem o país.

Conteúdo e conexão

Com uma agenda diversificada, foram trabalhadas seis trilhas: incubadoras, aceleradoras, parques tecnológicos, empresas, investidores e gestores de inovação. O evento contou com workshops, reuniões de trabalho, conferências, cursos, fóruns, sessões técnicas de apresentação de artigos e sessões plenárias de diferentes temas do ecossistema de inovação brasileiro – como “investimento inteligente”, “indicadores e retorno de investimentos em C,T&I”, e “competitividade e inovação no Brasil pós reformas”.
Nomes como Marcos Pontes (ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações); Manuel Heitor (ministro de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal); Peretz Lavie (presidente do Instituto de Tecnologia Technion – Israel); Luiz Davidovich (presidente da Academia Brasileira de Ciência); Kevin Cullen (vice-presidente de inovação e desenvolvimento econômico da King Abdullah Universidade de Ciência e Tecnologia, da Arábia Saudita); Xavier Cirera (economista do Banco Mundial); Tony Qui (CEO da 99); e Evaldo Vilela (presidente da Fapemig e da Confap); integraram a programação do evento.

Clique aqui e confira os destaques da agenda.

Fundep presente

Para participar das discussões, acompanhar os conteúdos e ampliar a conectividade com diversos atores do ecossistema de inovação do Brasil e do mundo, a Fundep também integrou o Innovation Summit, representada pelo diretor Ramon Azevedo e pela gerente de Negócios e Parcerias Janayna Bhering. “Satisfação em ver representantes de diversas instituições da tríplice hélice discutindo uma mesma pauta: inovação como pilar estratégico para o desenvolvimento econômico. O momento é oportuno e o arcabouço legal está cada vez mais favorável para que as interações aconteçam. Talvez nosso maior desafio possa ser resumido em uma palavra: “Mindset”. A quebra de paradigmas e mudanças culturais são necessárias para o estímulo à inovação aberta e aumento de competitividade do nosso país. E para isso temos os recursos necessários, principalmente capital intelectual para alcançarmos nossos objetivos. Juntos somos mais fortes!”, diz Janayna.
Para o diretor da Fundep, Ramon Azevedo, “as apresentações demonstraram um amadurecimento do ecossistema nacional de forma geral e em todos os seus pilares: educação, estruturas de apoio, relação da universidade com a sociedade, estrutura de capital, legislação, etc. Foi importante encontrar representantes de todos os setores reunidos, compartilhando experiências e articulando a construção de programas em conjunto”.

Agência de inovação da Fundep, a Fundepar também marcou presença no Innovation Summit Brasil. “Especificamente, participamos da 6ª Conferência Brasileira de Venture Capital, onde pudemos interagir com os principais players do mercado sobre relevantes temas como a Entrada de Capital Estrangeiro, Marco Legal das startups, Perspectivas dos Gestores de Fundos, Tendências de Mercado e Tecnologia, entre outros”, conta Carlos Lopes Junior, gerente de portfólio da Fundepar.

A convite do Sebrae, a Fundepar integrou o Startup Summit Brasil, que aconteceu também em Florianópolis, dias 15 e 16 de agosto. O evento teve a presença de mais 3mil pessoas interagindo em feira de negócios, palestras e diversas trilhas de conhecimento que tratavam de temas como: Captação de Investimento, Corporate Venture, Bootstrapping,  Estratégias de crescimento, Vendas, dentre outras, tudo exemplificado com grandes exemplos de sucesso do mercado. “Fizemos parte da banca de Seleção do 1º Desafio Sebrae Like a Boss, no qual startup apresentaram seus pitchs para uma banca de investidores. Foi uma intensa e produtiva semana de importantes conexões, trocas de experiências e aprendizado”, conclui Carlos.
Fundepar na banca de Seleção do 1º Desafio Sebrae Like a Boss
Summit

O Summit é uma iniciativa da Rede Nacional das Associações de Inovação e Investimentos (RNAII), da qual a Anprotec faz parte juntamente com a Abipti (Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação); a ABstartup (Associação Brasileira de Startups); a Abvcap (Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital); a Anjos do Brasil; a Anpei (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras); e o Fortec (Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia).
Juntas, essas associações representam mais de mais de 150 instituições de pesquisa, 300 gestores de núcleos de inovação, 370 ambientes de inovação (incubadoras, aceleradoras, parques tecnológicos), 120 investidores de venture capital, 5000 startups, 7000 investidores anjos, e 200 empresas inovadoras de grande e médio porte, na colaboração e fortalecimento de ações, públicas e privadas, focadas na transformação do conhecimento em riqueza.