Inova Minas Fapemig traz atividades para toda a família

Postado em Eventos C,T&I

A mostra Inova Minas Fapemig chega a sua terceira edição em 2017. O evento, realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, com apoio do Sistema Mineiro de Inovação (Simi) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), será realizado nos dias 15, 16 e 17 de setembro, no Circuito Liberdade. A extensa programação promete atrair pessoas de todas as idades.
De acordo com Evaldo Vilela, presidente da Fapemig, o objetivo do evento é mostrar que Minas Gerais faz ciência de alta qualidade, que traz impacto para a economia e resulta em oportunidades de renda. “É uma chance para reunirmos o que fazemos de melhor em nossas instituições e mostrar isso para a população, em um espaço privilegiado como a Praça da Liberdade”, completa.
Para divulgar os esforços realizados pelas universidades, centros de pesquisa e empresas no desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do estado, a mostra vai apresentar projetos de pesquisa que contribuem para solucionar problemas do cotidiano. As iniciativas foram selecionadas com base nos resultados gerados e na capacidade de criar soluções no contexto da nova economia, gerando renda, riquezas e empregos novos e tradicionais.
Museu Itinerante marca presença no evento
O Museu Itinerante Ponto UFMG participará da mostra com instalação em frente ao Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimarães e ao Espaço do Conhecimento UFMG. O museu receberá a comunidade científica e acadêmica, as diversas escolas das redes pública e estadual da capital e a população em geral. A visitação estará aberta das 10h às 17h.
Com o tema “O ser humano e sua interação com o Universo”, o museu conta com um caminhão dividido em seis salas interativas e uma exposição externa, com dezenas de experimentos distribuídos nas áreas: Desafios, Energia, Seres-Vivos e Astronomia. Além disso, o museu conta agora com um planetário: um domo inflável de seis metros de diâmetro com tecnologia de projeção e som semiesféricos.
A Fundep é parceira de longa data dessa iniciativa. A Fundação realiza a gestão administrativo-financeira do projeto e foi responsável pela compra e adaptação do caminhão.
A mostra Inova Minas Fapemig é um evento totalmente gratuito. Confira a programação completa aqui.