Inscrições abertas para cursos de atualização em Informática

Postado em Cursos e Eventos
DCC/ UFMG oferece cursos de atualização na área de informática. Confira o prazo para matrículas abaixo.

“Teste de Software” e “Introdução a Ciência de Dados Aplicada à Cibersegurança” são opções oferecidas pelo Departamento de Ciência da Computação da UFMG.

O Departamento de Ciência da Computação da UFMG está com inscrições abertas para a terceira turma do curso de extensão à distância em Teste de Software e para o curso Introdução a Ciência de Dados Aplicada à Cibersegurança. Abertos à população em geral que cumpra os pré-requisitos (ver abaixo) os cursos garantem atualização e certificação.

Com o objetivo de capacitar os alunos em técnicas e métodos modernos, o curso de extensão em Teste de Software, realizado à distância, busca contribuir para a formação e desenvolvimento de habilidades de profissionais que trabalham com desenvolvimento de programas, abordando conceitos e métodos de testes.

O conteúdo programático do curso prevê a introdução de conceitos básicos e da criação, apresentação e aferência de testes de softwares, possibilitando que o aluno tenha contato direto com as ferramentas. As matrículas podem ser realizadas até 23 de outubro de 2021.

O curso é direcionado para profissionais e estudantes da área, principalmente aqueles que queiram se atualizar em técnicas e princípios relacionadas ao desenvolvimento de testes de softwares. O conhecimento básico de programação é um pré-requisito importante para total aproveitamento das aulas.

A carga horária é de 20 horas e o período de realização entre 01 de novembro e 04 de dezembro de 2021. Ao todo, são ofertadas 100 vagas, com 10 reservadas para bolsistas. O investimento é de R$ 300, com possibilidade de parcelamento em até duas vezes. Mais informações podem ser obtidas no site do DCC e para fazer a inscrição basta acessar a aba de Cursos e Eventos do site da Fundep.

Prédio do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Por sua vez, com coordenação de Michele Nogueira, que compõe o Conselho Nacional de Proteção de Dados Pessoais e da Privacidade (CNPD), o curso Introdução à Ciência de Dados Aplicada à Cibersegurança, também realizado na modalidade à distância, tem o objetivo de formar e atualizar os profissionais da área a respeito do tema.

Visando proporcionar um primeiro contato com o tema, por meio de aulas teóricas e práticas, esse curso apresenta as plataformas utilizadas em ciência de dados (como Kaggle, Jupyter e especificidades de Python), além principais problemas relacionados à cibersegurança, vazamentos de informações, phishing, entre outros temas. Matrículas podem ser realizadas até 30 de novembro.

Direcionado para profissionais graduados e estudantes, de graduação ou pós-graduação, da Computação, o curso tem como pré-requisitos o conhecimento em lógica de programação e fundamentos de estatística. Em relação aos conteúdos, serão quatro módulos abrangendo introdução sobre o tema, ferramentas utilizadas, visualização dos dados e estudos de caso. Mais informações sobre o conteúdo programático podem ser obtidas acessando o Portal de Cursos e Eventos da Fundep.

A carga horária total é de 40 horas e, ao todo, são ofertadas 100 vagas. Será realizada uma avaliação ao final do quarto módulo e os aprovados receberão certificado. O curso será realizado entre 01 de dezembro de 2021 e 28 de fevereiro de 2022. Para os encontros síncronos será utilizada a plataforma Zoom. O investimento, até 31 de outubro, é de R$ 800 para estudantes de graduação e R$ 1000 para profissionais formados. O valor pode ser parcelado em até 3 vezes.

CURSO DE EXTENSÃO EM TESTE DE SOFTWARE

Matrículas até 28 de outubro.

Investimento: R$ 300, parcelado em até duas vezes.

Início das aulas: 01 de novembro de 2021.

Inscrições aqui.

CURSO INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DE DADOS APLICADA À CIBERSEGURANÇA

Matrículas até 30 de novembro.

Investimento: R$ 800 (para estudantes de graduação) e R$ 1000 (para profissionais graduados).

Início das aulas: 01 de dezembro de 2021.

Inscrições aqui.