Inscrições para certificação de diretores e vice-diretores de Timóteo (MG) terminam nesta semana

Postado em Notícias da Fundep
Aulas presenciais na rede municipal de Timóteo já foram retomadas e comunidade se prepara para escolher diretores escolares. Créditos: Portal de Timóteo/ Divulgação.

Avaliação tem o objetivo de impulsionar o desenvolvimento da educação na cidade. Inscrições terminam nesta sexta-feira (8).

A Secretaria Municipal de Educação de Timóteo (MG) iniciou o processo de certificação de candidatos à eleição direta de diretores e vice-diretores para as escolas da rede municipal de ensino da cidade. O período de inscrição para realizar a prova termina nesta sexta-feira, 8 de outubro, às 23h59.

A certificação é um pré-requisito para participação no processo de escolha, por votação direita com a comunidade escolar do município, dos diretores e vice-diretores das unidades. O objetivo é aferir, por meio de prova objetiva, se os candidatos têm as habilidades técnicas e pedagógicas necessárias para ocupação dos cargos. A medida visa favorecer o desenvolvimento da educação no município, provendo a rede municipal com profissionais qualificados. Os mandatos têm duração de três anos a partir da nomeação.

Podem participar do processo de certificação ocupantes de cargo efetivo do quadro de Magistério ou Administrativo do município e que tenham qualificação mínima exigida para os cargos (curso superior completo em Pedagogia, Normal Superior, Licenciatura ou Bacharelado acrescido de formação pedagógica de docentes). Para candidatos com deficiência serão asseguradas as condições necessárias para realização da prova. Todos os candidatos inscritos são isentos do pagamento da taxa de inscrição.

O processo ocorre em duas etapas: inscrição e prova objetiva de caráter eliminatório, no valor de 100 pontos, com 50 questões sobre assuntos dentro dos temas legislação educacional e gestão financeira. A prova, com duração máxima de 3 horas, será realizada no dia 07 de novembro (domingo) em unidades escolares do município. A certificação será concedida aos candidatos que alcançarem a pontuação mínima de 60 pontos.

As inscrições para o processo devem ser feitas pelo site de Concursos da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), responsável pela realização do processo. O Comprovante Definitivo de Inscrição – CDI, constando o local da prova, será disponibilizado pelo portal da Fundação até 5 dias antes da prova. O resultado final será divulgado no dia 23 de novembro.

De acordo com o edital, o processo de certificação não constitui concurso público para ocupação em cargo municipal e não assegura ao candidato direito ao cargo ou a nomeação. O objetivo limita-se a credenciar os profissionais habilitados junto a Secretaria de Educação para formação de banco de candidatos aos cargos de diretor e vice-diretor para as escolas municipais da cidade.

Certificação de candidatos à eleição direta de diretores e vice-diretores para as escolas da rede Municipal de Timóteo (MG)

Inscrições: até 08 de outubro, às 23h59.

Prova: 07 de novembro (previsão).

Taxa de inscrição: isenção total.

Inscrições: podem ser realizadas aqui.