A Fundep foi criada em um momento agitado para a área de Ciência e Tecnologia no Brasil. A Reforma Universitária do ano de 1968 redefiniu o papel da universidade no país, passando de um sistema destinado especialmente à formação de profissionais para o mercado de trabalho para um novo modelo que associa ensino e pesquisa, no eixo da pós-graduação. Tal transformação proporcionou a formação avançada de recursos humanos e a geração de conhecimentos e tecnologias nacionais de alto nível.
A partir de 1945, para alavancar o desenvolvimento do país, efetivou-se a federalização de universidades e instituições de ensino superior; o investimento na formação avançada de professores; a criação de órgãos de fomento; e novas políticas de ensino, pesquisa e de incentivo à Ciência e Tecnologia. Foi o primeiro momento em que se expressou, de forma objetiva, no Brasil, uma política governamental voltada para o progresso científico e tecnológico. Surge, assim, a institucionalização da pesquisa nas universidades, por meio da implantação de um parque de cursos de pós-graduação e da criação da infraestrutura para a execução dos trabalhos.
Atividade de apoio
Nesse contexto, torna-se frequente, para os idealizadores de projetos acadêmicos e de pesquisa, a demanda de administrar os convênios para repasses de verbas e várias outras formas de destinação de recursos para as pesquisas, como acordos, contratos, auxílios e financiamentos de instituições e parceiros externos.
A Fundep nasceu, assim, a partir da necessidade da UFMG de obter suporte em suas atividades de pesquisa, ensino e extensão. Com a mobilização de grupos de pesquisa dos Departamentos dos Institutos de Ciências Biológicas (ICB) e Ciências Exatas (Icex) da Universidade, a Fundação teve seu estatuto aprovado pelo Conselho Universitário em 29 de novembro de 1974. Sua finalidade, naquele momento, era a de proporcionar à UFMG mais agilidade e competitividade na captação de recursos junto às agências de fomento.
No dia 17 de fevereiro de 1975, a Fundep iniciou suas atividades.
Entidade de direito privado, reconhecida pelos Ministérios da Educação (MEC) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) como Fundação de Apoio à Pesquisa, a Fundep é credenciada para prestar serviços à UFMG, visto que é sua instituição de origem. Com o passar do tempo, a competência adquirida em gestão de projetos foi demandada por parceiros externos e, com a permissão nas legislações, a Fundep conquistou autorização para dar suporte também a outras Instituições de Ciências e Tecnologias.
Há 45 anos apoiando a UFMG e outras importantes ICTs
A Fundep atua na gestão administrativo-financeira dos projetos, viabilizando iniciativas da UFMG e de suas outras instituições apoiadas. Com atendimento exclusivo, a Fundação conduz ações de compras, importações, prestação de contas, pessoal, assessoria jurídica, gerenciamento financeiro, entre outras.
A qualidade de seus processos de gestão de projetos de ensino, pesquisa, extensão, apoio institucional e prestação de serviços é reconhecida internacionalmente, com a certificação ISO 9001:2008.
Uma das principais Fundações de Apoio do Brasil, por seus avanços em processos, sistemas e inovações, a Fundep se destaca, também, por transcender sua atividade de gerenciamento de projetos. Desde 1991, a instituição também realiza a gestão de concursos públicos, vestibulares e processos seletivos, tornando-se referência nacional nessa área.
Uma ação de vanguarda foi a criação da Fundepar (Fundep Participações S.A.), um programa de investimentos em empresas de base tecnológicas geradas a partir de projetos desenvolvidos na Universidade. A Fundepar é pioneira no país e está se consolidando como uma iniciativa de apoio e fomento ao ecossistema de inovação. Assim, mais que aprimorar a relação com as instituições parceiras, a Fundep se reinventa, buscando continuamente novas formas de apoiá-las.
Ao longo de 45 anos de atuação, a Fundação gerenciou cerca de 25 mil projetos de suas apoiadas. Desenvolvendo iniciativas das mais diversas áreas, a Fundação vem contribuindo para transformar conhecimento em promoção da educação, saúde, cultura, meio ambiente, avanço científico-tecnológico e em vários outros benefícios para a sociedade. Essa é uma de suas principais premissas.