Década de 1980 – Estabilização
– Fundep e UFMG equacionam relações de caráter interinstitucional com uma real integração entre as instituições, por intermédio de seus respectivos dirigentes e conselhos.
– A informatização da Fundep proporciona mais transparência nas relações entre a comunidade acadêmica da UFMG e a Fundação.
– Fundep forma equipe de profissionais capacitados para assessorar a elaboração de projetos, buscar fontes de financiamento e acompanhar a tramitação das iniciativas.
– Defesa da Fundação pela Universidade no processo de tentativa de extinção sumária das Fundações de Apoio pelo Governo Federal, em Lei de 1988.
04/04/1982 – Professor Marcello de Vasconcellos Coelho assume como secretário-executivo da Fundep.
1983 – Fundep encerra a realização dos programas especiais e de ação cultural e desvincula seu trabalho de projetos e iniciativas de fomento, assim como de toda atividade considerada fim (função dos departamentos e grupos de pesquisa), atuando de forma focada no apoio administrativo e financeiro a projetos.
1986 – Criação do Fundo de Apoio à Pesquisa: correspondendo a 30% do superávit anual da Fundep, Fundo visava a apoiar o trabalho de pesquisadores, particularmente de áreas menos prestigiadas pelos órgãos tradicionais de fomento e de grupos emergentes.
1986 – Criação do Prêmio Fundep: valorização ao mérito de professores, pesquisadores e funcionários em atividade na UFMG por suas contribuições ao avanço dos campos das ciências, das letras ou das artes e ao desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão na Universidade.
12/06/1986 – Professor Ivan Moura Campos assume o cargo de secretário-executivo da Fundep.
1987 – Reforma estatutária, proposta na gestão do professor Marcello de Vasconcellos Coelho, altera a nomenclatura do cargo de secretário-executivo (posto mais alto da Fundep) para diretor-executivo.
1988 – Aprovação, no Senado, do Projeto de Lei que regulamenta a situação das Fundações, elaborado originalmente pela Assessoria Jurídica da Fundep. A instituição se destaca no cenário nacional pelo pioneirismo e pela competência técnica na área de gestão de projetos e apoio universitário.
1988 – Criação da primeira ferramenta totalmente informatizada da Fundep, o Sistema Financeiro.
1988 – Criação do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às instituições de Ensino Superior (Confies).