18/03/2010 – Professor Marco Aurelio Crocco assume o cargo de Presidente da Fundep.
2010 – Lançamento do GPF.Net: novo conjunto de sistemas online de gestão de projetos da Fundep. A ferramenta envolve novos sistemas, completamente refeitos, interfaces interativas, agilidade nas operações, facilidade de acesso aos dados e de realização de tarefas, segurança nas informações.
– Finalização do Projeto Campus 2000, com entrega do prédio da Escola de Engenharia no campus Pampulha da UFMG.
– Recebimento do título de Utilidade Pública Federal (UPF). A declaração é destinada a organizações sem fins lucrativos que reconhecidamente realizam trabalhos em prol da sociedade ou que sirvam desinteressadamente à população.
– Lançamento do portal especial para a Extensão Universitária – www.cursoseventosufmg.br
– Fundep passa a ser a Fundação de Apoio do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Instituto de Estudos Avançados (IEAv), que compõe o Departamento de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica (DCTA).
– Fundação adota nova estrutura de gestão: a Diretoria Colegiada. Para compor a o Conselho Diretor, são empossados, junto ao presidente, professor Marco Crocco, os professores João Furtado, diretor de desenvolvimento institucional, e Henrique Leite, diretor de operações.
– Aprimoramento do Espaço do Coordenador: ferramenta de interface online entre a Fundação e seus parceiros, que permite ao pesquisador monitorar as iniciativas via web de qualquer lugar e a qualquer momento.
2012 – Portaria publicada pelo o MEC e o MCTI determina a necessidade do credenciamento à instituição de origem para ser Fundação de Apoio, sendo que para prestar serviços a outros parceiros passou a ser exigido um pedido de autorização específico perante o Grupo de Apoio Técnico (GAT).
– Desde a nova Portaria, a Fundep teve a autorização para ser uma das Fundações de Apoio também do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), do Observatório Nacional (ON), do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) e do Centro de Desenvolvimento de Sistemas (CDS), Instituto de Pesquisa do Exército.
– Em iniciativa pioneira no Brasil, Fundep cria a Fundepar (Fundep Participações S.A.): programa de investimentos em empresas de base tecnológicas geradas a partir de projetos desenvolvidos na Universidade.
2013 – Fundep tem autorização para atuar como Fundação de Apoio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) e do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Marinha do Brasil.
– Fundep passa a comercializar mais um produto tecnológico, o Sistema Somos: mapa de competências dos professores e pesquisadores das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs).
– Fundep conquista o selo ISO 9001:2008 no seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), tornando seus processos de gestão de projetos de ensino, pesquisa, extensão, apoio institucional e prestação de serviços é reconhecida internacionalmente.
07/03/2014 – Professor Alfredo Gontijo de Oliveira assume o cargo de presidente da Fundep, junto com os professores Pedro Guatimosim Vidigal, diretor de desenvolvimento institucional, e Roberto Alves Nogueira, diretor de operações.
2016 – Fundep tem autorização para atuar como Fundação de Apoio do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).