Institutos de Ciência e Tecnologia são destaque no Jornal da Fundep

A participação da Fundep na gestão dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) da UFMG é tema da mais nova edição do Jornal da Fundep (Agosto de 2010). A Universidade abriga nove dos 12 grupos de pesquisa do Estado e esse número se deve, além da competência dos trabalhos desenvolvidos na instituição, ao importante apoio da nossa Fundação na gestão de suas iniciativas.
A publicação apresenta os projetos em prol da conservação de florestas tropicais e da conciliação de desenvolvimento econômico e sustentabilidade, realizados sob coordenação do professor Britaldo Silveira Soares-Filho, do Instituto de Geociências da UFMG. O pesquisador assina ainda artigo com os desafios ambientais do Brasil para os próximos quatro anos de governo.
O Jornal traz, também, o Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (Elsa Brasil) que visa a investigar a incidência e os fatores de risco para doenças crônicas no país e contribuir para o desenvolvimento de novas tecnologias na área. O trabalho, conduzido, em Minas Gerais, na Faculdade de Medicina da UFMG e gerenciado pela Fundep, pretende monitorar cerca de três mil servidores públicos do Estado.
Para finalizar, o projeto de uma nova alternativa energética: as pilhas a combustível de óxido sólido. Ambientalmente corretas e de alto rendimento, elas podem gerar eletricidade capaz de abastecer uma cidade utilizando fontes limpas e de baixo custo.

Fundep em pauta

Jornal da Fundep é uma publicação mensal, que busca divulgar informações atualizadas e relevantes sobre a instituição e contribuir para o fortalecimento da relação com os parceiros.
Não perca e boa leitura!