Leia o novo Jornal da Fundep

Destaque do Jornal da Fundep, a renovação do título de Hospital de Ensino atesta a qualidade do Risoleta Tolentino Neves (HRTN) na formação de profissionais da área da Saúde e no atendimento à população. A conquista é fruto de um processo meticuloso de avaliação conduzido pelos Ministérios da Saúde e da Educação e fundamentado em quatro dimensões: atenção à saúde, ensino, ciência e tecnologia e gestão.

Desde 2006, a gestão da instituição é compartilhada pelo Governo do Estado, Prefeitura de Belo Horizonte, UFMG, Fundep e Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig). Com uma população de referência estimada em 1,1 milhão de pessoas, o HRTN é um dos atores importantes no cenário da Copa do Mundo de 2014.

Em entrevista exclusiva ao Jornal, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressalta a atuação de excelência do HRTN e reforça o apoio do Governo Federal à instituição, com o aumento do repasse de recursos. Ele reforça a importância da unidade para a implantação da Rede Cegonha no Estado, ajudando a oferecer atenção humanizada durante a gestação e nos primeiros dois anos do bebê.

A publicação traz, ainda, o projeto de biblioteca virtual, da Escola de Enfermagem, que oferece informação fidedigna, atualizada, sem custo e em tempo real para estudantes, pesquisadores e profissionais. Também é tema desta edição a pesquisa “Antecedentes do uso de preservativo em relações heterossexuais: um estudo comparativo de universitários brasileiros e africanos”, que busca compreender fatores que influenciam as atitudes dos jovens com relação à vida sexual.

Reforçando a relevância da disseminação do conhecimento, o projeto “Ciência para ler e ouvir” ganha as páginas do Jornal. O trabalho divulga, com linguagem simples, pesquisas e curiosidades científicas em lâminas dispostas nos ônibus e em programas da Rádio UFMG Educativa.

Em pauta
O Jornal da Fundep é uma publicação mensal, que busca divulgar informações atualizadas e relevantes sobre a instituição e contribuir para o fortalecimento da relação com os parceiros. Você pode conferir a edição virtual aqui. As demais edições do Jornal produzidas em 2010 e 2009 estão disponíveis aqui no site.