Leia o novo Jornal da Fundep

Apontado como o desenvolvimento de uma nova classe de medicamento, o uso do peptídeo angiotensina 1-7 para tratar doenças cardiovasculares vem sendo estudado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Nanobiofarmacêutica (INCT Nanobiofar). As pesquisas abrangem duas linhas de trabalho principais, uma destinada ao controle da pré-eclâmpsia em gestantes e outra ao tratamento da hipertensão de forma geral.

O projeto de caráter inovador é capa do Jornal da Fundep de setembro. Como gestora administrativo-financeira da iniciativa, a Fundação torna-se parte de uma espécie de ciclo virtuoso, que tem começo com a pesquisa básica e com a construção de novos saberes em diferentes áreas.

Também é tema dessa edição a metodologia de gestão do conhecimento tácito nas organizações, fruto de trabalhos realizados no Departamento de Engenharia da Produção da UFMG. Trata-se de um método que possibilita a identificação e o aproveitamento de um conjunto de saberes que se aprende pela prática supervisionada, que não pode ser passado por livros ou apenas por instruções.

Conheça, ainda, as atividades executadas pelos alunos do curso de Odontologia da Universidade durante o Internato Rural, como parte da disciplina de estágio supervisionado. Sob orientação, os estudantes realizam atendimento à população de nove municípios do interior de Minas Gerais, além da capital Belo Horizonte. O Jornal traz também artigo sobre a realização do Workshop Gestão de Bacias Hidrográficas: bases teóricas, política pública e ações transdisciplinares

Em pauta

O Jornal da Fundep é uma publicação mensal, que busca divulgar informações atualizadas e relevantes sobre a instituição e contribuir para o fortalecimento da relação com os parceiros. Você pode conferir a edição virtual aqui No site também estão disponíveis as demais edições do Jornal produzidas em 2010 e 2009.