Leia o novo Jornal da Fundep

As potencialidades do conhecimento científico para transformar a realidade estão expressas nas páginas da nova edição do Jornal da Fundep. A publicação reúne iniciativas que se traduzem em desenvolvimento e benefícios para a sociedade, como a inauguração do equipamento de ressonância magnética de última geração do Hospital das Clínicas (HC) e a reforma e ampliação da Unidade Funcional de Apoio Diagnóstico e Terapêutica de Imagem e do Pronto-Socorro da instituição. Além de atender a necessidades da população, as novidades respondem a interesses acadêmicos e vão contribuir para o ensino, a pesquisa e a extensão.

Confira, ainda, uma iniciativa de pesquisadores da UFMG que visam criar um sistema de alerta de enchentes em Belo Horizonte. O programa de prevenção será constituído a partir do monitoramento da intensidade da chuva e da elevação do nível dos rios em regiões específicas da cidade.

Inovação e criatividade também estão em pauta no projeto que experimenta colorir materiais de aço inoxidável utilizados por profissionais da área da Saúde. O objetivo é facilitar a identificação dos instrumentos e proporcionar mais vivacidade ao ambiente hospitalar.

Outros temas que ganham as páginas da publicação são a eficiência energética, com projetos que buscam contribuir para a construção de edifícios inteligentes e realizar cursos para capacitar profissionais na área, e a cachaça. De importante valor cultural e socioeconômico, a típica bebida brasileira é objeto de estudo que visa conhecer, caracterizar e aprimorar a qualidade da aguardente fabricada na região do Vale do Mucuri. Para saber mais sobre cursos e eventos da UFMG gerenciados pela Fundep, não deixe de ler a seção vitrine.

Em pauta
O Jornal da Fundep é uma publicação mensal, que busca divulgar informações atualizadas e relevantes sobre a instituição e contribuir para o fortalecimento da relação com os parceiros. Você pode conferir a edição virtual aqui. As demais edições do Jornal produzidas em 2011, 2010 e 2009 estão disponíveis aqui no site.