Fundep

Lemonade – Meu primeiro negócio!

Postado em Fundepar

Inspirado na cultura empreendedora americana, em que a criança é estimulada ainda na infância a ganhar seu primeiro dólar vendendo limonada em uma banca em frente à própria casa, o Lemonade é um programa de pré-aceleração de empresas de base tecnológica.

A iniciativa é gratuita e composta de oito semanas contínuas de atividades. A programação conta com 54 horas de capacitação, cerca de 100 horas de mentoria (com mais de 60 profissionais envolvidos) e espaço de coworking. O programa oferecerá, ainda, até cinco investimentos de até R$ 500 mil e até cinco vagas no programa de aceleração do Techmall BH.
A ideia é que, com essa estrutura, tecnologias e ideias nascidas nas universidades de Belo Horizonte possam sair do papel e se estabelecer para, assim, promover mais rapidamente desenvolvimento, trazendo benefícios para a sociedade.
Público-alvo 
O programa é dirigido a alunos de curso técnico, graduação e pós graduação e professores/pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg), do Ibmec e do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG).
Etapa preparatória – meetups
Ainda em fase pré-operacional, o Lemonade oferece cinco meetups (encontros) a serem realizados no bar Leblon – Rua Erê, nº 61, Prado – nos dias 5, 12, 19 e 26 de maio de 2015, sempre às 18h.
O objetivo dos meetups é ajudar os empreendedores no processo de construção das equipes. Com reuniões temáticas a cada semana, inventores, designers, desenvolvedores e profissionais do mercado terão a oportunidade de se conhecerem, apresentar propostas de negócio e gerar afinidades que resultem em parcerias e sociedades. Para participar dos meetups, é preciso fazer cadastro pelo link: http://www.lemonademg.com/#!inscreva-se/c440
Inscrição no Lemonade
Com as equipes formadas, os empreendedores poderão se inscrever – de 5 de maio a 5 de junho – pelo site http://www.lemonademg.com/.
O programa selecionará até 50 equipes de até cinco integrantes.
O programa
O Lemonade será iniciado no dia 30 de junho. Local e horário serão divulgados posteriormente no site.
O Programa contemplará o desenvolvimento dos negócios propostos em duas etapas:
*  Primeira fase (cinco semanas) – os empreendedores trabalharão as validações de dor do mercado, modelo de negócios, estratégias de entrada e Pitch.
Ao fim da primeira fase, serão selecionadas até 20 startups.
* Segunda fase (três semanas) – o foco será na preparação financeira, precificação, projeção de fluxo de caixa, análise de mercado e dimensionamento de investimento.
Ao fim da segunda fase, sete startups serão selecionadas para apresentarem seus pitchs em um demoday para investidores. É nessa oportunidade que os projetos poderão receber até R$ 500 mil em investimento e ganhar vaga no Techmall BH.
Parcerias que viabilizam
O programa é uma realização da Fundep Participações S.A (Fundepar) em co-realização com o Sebrae MG, o Techmall BH, a Fapemig e a Secretaria de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, por meio do Sistema Mineiro de Inovação (Simi).
O Lemonade conta com o apoio da UFMG, por meio da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT), do Núcleo UFMG de Empresas Juniores, da Uemg, do Ibmec e do Cefet-MG.

Pular para o conteúdo