Com mais de 12 mil startups, o Brasil figura hoje entre os países da América Latina que mais investem em negócios de base tecnológica, segundo o estudo da Associação para Investimento de Capital Privado (LAVCA). Nesse contexto, Minas Gerais se destaca como o segundo maior polo de startups do país: concentra 12% das empresas que começam com uma boa ideia e rapidamente se tornam um negócio rentável. Exemplo dessa receita mineira, a Mapa do Carro, empresa de venda de veículos, acaba de atingir seu patamar de sustentabilidade com a recompra da participação da empresa de investimentos, Fundepar.
Além do investimento em sua fase inicial, a Mapa do Carro teve acompanhamento da Fundepar ao longo de quatro anos, contando com o suporte no desenvolvimento do negócio, no planejamento estratégico, no monitoramento de resultados e no relacionamento com o mercado, o que atraiu uma nova rodada de investimento. “Em 2017, conquistamos um novo aporte financeiro de um investidor estratégico, o que permitiu diversificar nossa atuação e trouxe mais perenidade para o negócio”, ressalta Marcos Mol, fundador e sócio da Mapa do Carro.
O empreendimento funciona como um buscador de ofertas conectado a uma rede de parceiros, o que garante a venda do veículo usado em até 60 minutos. A ferramenta assume todo processo de venda sem custo de avaliação para o proprietário. “Em 2018, vendemos uma média de 30 carros por mês. Hoje são 120, um crescimento de 400%”, destaca Marcos. Para o diretor da Fundepar, Euler Santos, essa progressão evidencia a sustentabilidade do negócio. “No ecossistema de inovação, cada ator tem uma função. A nossa proposta é investir e contribuir para os estágios iniciais de um empreendimento. Assim, apoiamos o desenvolvimento da Mapa do Carro e, agora, entendemos que o negócio possui as características essenciais para seguir – por isso vendemos nossa participação na empresa”, explica.
Entre erros e acertos, rumo a 2020
Em sua recente trajetória no mercado mineiro, a Mapa do Carro mostra como o arranjo do ecossistema de inovação pode apoiar o desenvolvimento de uma startup. Enquanto ainda era um portal de comércio de eletrônicos, a ideia foi vencedora da primeira edição do Programa Lemonade, considerada a 17ª maior aceleradora do mundo e que está preparando sua 16ª edição para 2020. “Entramos no Lemonade com a ideia de vender material de construção. Depois disso, passamos para artigos eletrônicos, fraldas e até ração!”, conta Marcos.
Como prêmio do Lemonade, o empreendimento fechou contrato com a Fundepar, que também investiu no negócio com o programa de aceleração de startups da Techmall. “Seguindo a metodologia da aceleradora, realizamos as primeiras operações de venda de carro e validamos a oportunidade. Decidimos ‘pivotar’ e criamos a Mapa do Carro”.
“A equipe da startup é feita de empreendedores de verdade. Mais que uma boa história com erros e acertos, tão comum no ecossistema de inovação, eles são focados no que realmente importa para desenvolver seu negócio e se tornaram especialistas no ramo”, destaca Carlos Lopes, gerente de portfólio da Fundepar que acompanhou de perto a startup nos quatro anos de parceria. “Finalizamos o link societário, mas continuaremos acompanhando a empresa, sempre atentos às suas necessidades”, complementa Euler.
Para 2020, as projeções da Mapa do Carro são de crescimento contínuo: “o mercado de venda de veículos está aquecido e pretendemos triplicar nosso faturamento. Valorizamos nossa trajetória até aqui e entendemos que a recompra da participação será fundamental para nossos planos”, finaliza Marcos.
Sobre a Mapa do Carro
A Mapa do Carro surgiu em 2015 no programa de aceleração de negócios em estágio inicial, Lemonade. No mesmo ano, recebeu investimento da empresa de investimentos, Fundepar, e participou do Techmall, aceleradora de negócios. Com três anos de operação, a startup funciona como um buscador de ofertas conectado a uma rede de parceiros, o que garante a venda do carro usado pela sua plataforma em menos de 60 minutos.
Quem deseja vender seu veículo, deve entrar no site e preencher um pequeno formulário. A equipe da empresa entra em contato para explicar o funcionamento da plataforma de venda e agendar os procedimentos para efetuar o processo.
Sobre a Fundepar
Operando desde 2012, a Fundepar é a primeira empresa de investimentos criada por uma Fundação de Apoio no Brasil, a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa – Fundep. Atuando com um modelo bem-sucedido em universidades de países desenvolvidos, a Fundepar identifica e desenvolve negócios tecnológicos, preferencialmente de base acadêmica, e com alto potencial de crescimento e geração de produtos inovadores para a sociedade.
A Fundepar oferece aporte financeiro e expertise de gestão para que as empresas se estruturem até que evoluam de maneira independente. Nessa modalidade, torna-se sócia do negócio e realiza, ainda, captação de recursos de subvenção e conexão com outros investidores. Ao contribuir com o desenvolvimento de novas empresas, a Fundepar se posiciona como uma solução eficaz de apoio à transferência de tecnologia por meio do empreendedorismo, elevando o potencial da economia nacional.