Maternidade do Hospital Risoleta Tolentino Neves completa três anos

No dia 30 de julho, a maternidade do Hospital Risoleta Tolentino Neves (HRTN) completou três anos de funcionamento. Em comemoração à data, entre 26 e 30 de julho, o hospital preparou três eventos que mudaram a rotina da maternidade.

Pacientes internadas puderam relaxar e cuidar do visual em um “dia da beleza”, com direito a sessões de maquiagem, massagem e penteados. A semana comemorativa promoveu ainda um encontro dos agentes comunitários de saúde (ACS) dos Postos de Saúde da região Venda Nova.

“Esses profissionais exercem um papel estratégico no Sistema Único de Saúde (SUS), pois atuam diretamente com as comunidades que são atendidas pelo Hospital”, explica Rosângela Lima, coordenadora de Enfermagem da Linha de Cuidado Materno-Infantil.

“Apresentamos nossas instalações e explicamos o seu funcionamento para que os agentes possam atuar como multiplicadores dessas informações com os nossos públicos, de forma que eles possam ter clareza do que a Maternidade pode oferecer”, completa.

“Atuo junto a maternidades há 20 anos e é surpreendente como é alto o nível de qualidade atingido pelo Hospital em tão pouco tempo”, comenta Marilda de Oliveira, técnica de enfermagem do Centro de Saúde Minas Caixa.

A programação também contou com um culto ecumênico celebrado com autoridades, funcionários, pacientes e acompanhantes. Entre eles, o Superintendente de Operações da Fundep, Antônio Eugênio Faraci, e o Diretor de Operações, professor Henrique Leite.

“A parceria entre Fundep, UFMG, Secretaria Municipal de Saúde de BH e Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais foi fundamental para a atenção às gestantes que residem no eixo norte da Região Metropolitana de BH, que conta com uma população referência de mais de 1,1 milhão de habitantes”, afirma o professor Henrique.

As conquistas e a importância da maternidade e do Risoleta na rede pública de saúde foram destacadas por Sônia Lansky. ?Este espaço demonstra um SUS que funciona e que dá certo, quebrando paradigmas e preconceitos. Por conta disso, devemos ressaltar a dimensão do trabalho aqui realizado em nível municipal, estadual e nacional?, entende a representante da Comissão Perinatal de Belo Horizonte.

Fundep e HRTN

O Hospital Risoleta Tolentino Neves (HRTN) é administrado pela UFMG, por meio da Fundep, desde 2006. Com estrutura tecnológica de ponta, é hoje uma das principais referências em saúde e atendimento na região de Vende Nova, e serve também como hospital-escola para alunos da Faculdade de Medicina.

Em 2007, graças aos esforços da Universidade e da Fundação, foi inaugurada a maternidade do hospital. Em três anos de funcionamento, foram registrados 60.120 atendimentos. Entre eles, 8.775 partos. Com 26 leitos de alojamento conjunto e dois consultórios para o acolhimento imediato da gestante, as instalações têm capacidade para 350 partos por mês.

Fonte: Assessoria de imprensa do Hospital Risoleta Tolentino Neves