Missão Israel – diário da trilha da inovação em MG: Jerusalém

Postado em Ciência, Tecnologia e Inovação
Equipe Movem – Movimento Movimento da Nova Economia Mineira – em Israel. Fundep, Fundepar e CTIT UFMG integram esta Missão

Um dos maiores ecossistema de conhecimento, inovação e empreendedorismo do mundo, a Terra Santa foi escolhida como inspiração para o Movimento da Nova Economia Mineira – Movem –, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sedectes). As equipes da Fundep, Fundepar e da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da UFMG estão integrando esta Missão com o propósito de tornar o Estado referência em inovação no Brasil e na América Latina.
Com apenas 70 anos recém-completados, o Estado de Israel é o segundo no ranking global em quantidade de startups por pessoa e já tem nove Prêmios Nobel. A população é de cerca de 8,6 milhões de habitantes, em que uma parcela de 5% possui títulos de PhD e 8% está envolvida em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação. A meta do governo é dobrar este percentual nos próximos 10 anos, visando aumentar a qualidade de vida (renda per capita).
O Movem chegou à Jerusalém e conheceu a autoridade nacional em inovação e outras instituições, empresas e centros que são destaques globais:
Israel Innovation Authority: vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia do governo israelense, a instituição é responsável pela política de inovação do país. É uma entidade pública, imparcial e independente que opera para o benefício do ecossistema de inovação e da Economia de Israel. Com a missão de promover o desenvolvimento sustentável a partir da inovação, seu papel é nutrir e desenvolver recursos de inovação israelenses, enquanto cria e fortalece a infraestrutura e o framework necessário para suportar a indústria do conhecimento.
Bizmax: centro de negócios inovador para homens da comunidade Haredi que são residentes em Jerusalém, gerenciado em colaboração com a Kemach Foundation, a Jerusalem Development Authority e a Achim Foundation. O Centro de Negócios Bizmax atua como um centro comunidade-negócios. O objetivo é cultivar e nutrir indivíduos livres de chefes, donos de negócios e empreendedores, trazendo seus negócios para o próximo nível de sucesso e produtividade.
Mobileye: empresa vendida para a Intel (por US$15 bi), foi lançada em 1999 com a visão de que a tecnologia torna as estradas mais seguras, reduzem congestionamento de tráfego e salva vidas. Com um time de ponta com mais 450 engenheiros, Mobileye tem desenvolvido uma variedade de softwares que entregam uma família de chips de computador proprietária chamada EyeQ. Estão dedicados em continuar os 17 anos de tradução alavancando novas tecnologias, incluindo IA, deep learning e crowdsourcing, para criar o hardware e software necessário para auxiliar os 27 parceiros OEM que possibilitam sistemas ADAS e eventualmente veículos totalmente autônomos. Esses parceiros escolhem Mobileye devido à sua história de inovação e, também, por causa da validação de seus sistemas que têm sido validados no mais alto nível de segurança.
OrCam MyEye: tecnologia de assistência a pessoas cegas, com dificuldades auditivas ou de leitura. Agrega o poder da visão artificial em uma plataforma que melhora a vida dos usuários. A Orcam foi fundada em 2010 pelo professor Amon Shashua e o senhor Ziv Aviram, que são co-fundadores do Mobileye, sistema líder em evitar colisões.
OurCrowd: uma das plataformas líderes de crowfunding para investimentos em startups globais, liderada pelo empreendedor serial Jon Medved e gerida por um time de profissionais experientes. Surgiu em 2013, movida pela ideia de que o negócio para evolução e crescimento exponencial das startups é quando ganham acesso e oportunidade ao VC Level de investimentos. Por meio da OurCrowd, investidores individuais estão recebendo acesso amplo ao investimento em startups que abastecem as mudanças no modo como as pessoas trabalham, viajam, compram, se curam e conduzem negócios. Os investidores OurCrowd participam dessas oportunidades junto à VCs e Co-Investifores institucionais, seguindo os mesmos termos.