Missão Israel – diário da trilha da inovação em MG: Tel Aviv e Ra'anana

Postado em Ciência, Tecnologia e Inovação

Participar da transformação da inovação de Minas Gerais. Com esse intuito, a Fundep, Fundepar e a CTIT da UFMG estão na Missão Israel, integrando o Movimento da Nova Economia Mineira – Movem –, junto à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes).
No 3º dia de imersão, as visitas foram em Tel Aviv e Ra’anana, na Região do Sarom. Uma das cidades mais ricas de Israel, Ra’anana tem uma sede da Universidade Aberta de Israel e, também, aloca muitas indústrias de tecnologia, como a AMDOCS, NICE, HP, Microsoft, entre outras.
Algumas das visitas, ações e impressões
Maverick Ventures Israel: empresa de capital de risco especializada em investimentos iniciantes no setor de Fintech. Fundada por empreendedores para empreendedores, o nome foi inspirado na palavra em hebraico que significa “brilhar”. Oferece suporte financeiro e operacional, por meio de investidores individuais selecionados de todo o mundo, que são apaixonados pelo sucesso de empresas israelenses inovadoras. Possui fundo de US$90 milhões, tickets de US$2-3 milhões como foco em “deep Science” que já estejam com tecnologia validada e já tracionando/faturando. O fundo formado por investidores anjo (pessoas físicas: americanos, brasileiros e israelenses. Em Israel existe concorrência de investidores em busca de oportunidades de negócios para investir.
IDC Herzliya: entidade acadêmica sem fins lucrativos (não conta com subsídios do governo). Dedica-se à busca pela excelência na educação e pesquisa. Seus fundadores buscaram criar uma Universidade Israelense para o terceiro milênio. IDC Herzliya fomenta programas de pesquisa, bolsas e desenvolvimento notórios por sua qualidade, criatividade, inovação e impacto. IDC Herzlyia é um centro para criação do conhecimento, avanço das ciências sociais conectadas à jurisprudência, ciências e inovação. É o HUB líder para inovação e pesquisa colaborativa. Atualmente, há 30 estudantes brasileiras na IDC. Ao todo, são cerca de 7 mil alunos de 86 países. É a Universidade mais internacional de Israel.
MedTech Partners: um dos centros de inovação mais renomados do mundo, a aceleradora é focada em financiar companhias que desenvolvam ou vendam aparelhos médicos; tecnologia de informação voltada na saúde e aparelhos de acessibilidade. A trajetória da MediTech (Meditech I, II) resulta-se de uma experiência extraordinária na indústria e um modelo operacional “hand-on”.
A Medtech é parceira da Fundep e da aceleradora de startups Lemonade. Nesta parceria, a aceleradora pode receber startups brasileiras de healthcare participantes do programa para a prototipagem dos projetos e, também, vai enviar startups israelenses no Brasil.
– Meetup – encontro e troca de experiências de empreendedores israelenses com startups e instituições brasileiras. Na oportunidade, foram apresentados Biotech.Town, Movem, Fundep, Fundepar, Lemonade e o Estado de Minas Gerais.

Clique aqui e saiba mais sobre a Missão Israel.