Movimento União Minas arrecada mais de R$1 milhão para a alimentação de estudantes em extrema pobreza

Postado em Social

Campanha objetiva alcançar a meta de R$7,5 milhões, contribuindo com 50 mil estudantes de Minas Gerais. Fundep apoia a iniciativa

Há cerca de três meses, a rede pública de ensino de Minas Gerais está paralisada devido à pandemia causada pelo novo coronavírus. Nesse contexto, os 380 mil alunos que dependem da merenda escolar como principal fonte de alimentação estão recebendo, desde abril, o Bolsa Merenda. O tíquete de R$ 50 mensais é garantido pelo Governo do Estado durante um período inicial de quatro meses.
Dentro deste grupo, 50 mil alunos não recebem o auxílio do Bolsa Família, caracterizando-se em situação de extrema pobreza. Focado em apoiar esses estudantes, o movimento União Minas reúne entidades e cidadãos mineiros para somar R$ 50 ao Bolsa Merenda durante três meses. O objetivo da iniciativa é mobilizar um total de R$ 7,5 milhões em investimento privado para dobrar o benefício oferecido pelo governo.
O repasse, devido à sua capilaridade, tem efeito multiplicador no Produto Interno Bruto (PIB), semelhante a benefícios como o Bolsa Família. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), para cada R$ 1 investido em programas de transferência de renda, acrescenta-se R$ 1,78 no PIB.

R$ 2,5 milhões a cada mês

Com dois meses de campanha, já foi arrecadado mais de R$ 1 milhão, o que representa 40% do valor necessário para contribuir por um mês com os 50 mil alunos em extrema pobreza. Segundo Laiz Soares, da UniãoMG, a renda mensal dessas famílias chega a ser inferior ao valor de R$ 89.
“O marco inicial de R$2,5 milhões significa o valor suficiente para a primeira doação mensal para os estudantes. Essas crianças moram nas 12 mesorregiões do estado e muitas vezes não recebem as cestas básicas distribuídas por doações espontâneas. E elas estão passando fome! A situação é urgente e precisamos nos mobilizar”, enfatiza Laiz.
A iniciativa é uma realização da União MG e da Comunitas, em parceria com a Fundep, a Associação Comercial e Empresarial de Minas (AC Minas) e o Governo do Estado de Minas Gerais.

Como doar

Todas as doações são processadas pela plataforma de financiamento coletivo Incentiv-me. Acesse o site e faça sua doação online.

Sobre o União MG

O UniãoMG é um movimento voluntário de empresários e membros da sociedade civil que, juntos, buscam atuar para diminuir os impactos da crise do COVID-19 na vida das famílias mineiras mais vulneráveis.
O movimento é inspirado em iniciativas como UniãoSP e UniãoRJ que já arrecadaram dezenas de milhões de reais para apoiar as populações mais afetada pela crise e, junto com estes e outros estados, fazer parte de uma grande rede de solidariedade – União BR – que reúne várias iniciativas da sociedade civil de todo país.