NIH e Fundep: parceria direta

O National Institute of Health (NIH), um dos mais renomados institutos de pesquisa médica do mundo, é um parceiro de longa data da Fundep. A Fundação gerencia diversos projetos do Instituto, mas, pela primeira vez, a iniciativa na Fundep conta com coordenador de projeto brasileiro.
Por meio de edital lançado pelo órgão, que é um importante financiador vinculado ao Governo dos Estados Unidos, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) foi contemplada com apoio financeiro para o desenvolvimento da pesquisa “Modeling drug induced resistance in S. mansoni endemic areas”, que visa realizar um estudo inovador sobre a infecção do parasita da esquistossomose em população endêmica no Brasil. O pesquisador da Fiocruz Rodrigo Correa Oliveira é o principal coordenador – chamado Primary Investigator (PI) – e elegeu a Fundep como a gestora dos recursos para a realização do projeto.
A Fundação atuou em parceria com a Fiocruz desde a submissão do projeto no edital de financiamento. De acordo com a gerente de Propostas, Joice Soares Araújo da Silva, desta vez será uma experiência diferente. “A parceria será de modo extremamente direto em virtude de o PI ser brasileiro”, afirma.
Conhecendo de perto
Para apresentar a dinâmica organizacional, as regras e todo o processo do NIH, bem como compreender a estrutura da Fundep, representantes do Instituto visitaram o Brasil e promoveram um encontro nos dias 20 e 21 de agosto, em São Paulo. “Eles esclareceram o funcionamento, a forma de enviar propostas, acompanhar e fazer relatórios. Ainda buscaram entender profundamente como realizamos a gestão do recurso”, diz Joice. A analista de Propostas Kelly Gomes Ferreira também participou da reunião. Ela enfatiza que o encontro foi proveitoso, estreitou a relação entre as instituições, e gerou amplo aprendizado sobre o Instituto. “Financiador internacional, em geral, apresenta certa complexidade devido as especificidades, e esse contato direto e próximo é muito positivo, facilita para sanar dúvidas e o entendimento do andamento dos processos”, conta Kelly.
A gerente da GAP Projetos Externos, Lívia Spínola de Andrade, área que irá executar a gestão da pesquisa, também estava presente. Segundo ela, os representantes mostraram-se interessados na Fundação, principalmente pela estrutura informatizada, expertise e comprometimento. “Entre as questões que mais se destacaram foram o nosso Sistema de Gestão da Informação, o Espaço do Coordenador e também ficaram surpresos com o fato de estarmos nos preparando para o processo de certificação ISO 9001:2008 em busca de aprimoramento e mais qualidade dos nossos serviços”, revela Lívia.
Na oportunidade, a gerente da GAP II, Isabela Lima, também participou da reunião. “O encontro foi relevante para apresentar a Fundep ao Instituto, e principalmente reciclar as informações e regras do financiador, já que possuo em minha carteira um número expressivo de projetos do NIH”. Para Lívia, a gestão desta iniciativa é importante para a Fundação: “A parceria direta será um bom respaldo e irá fortalecer a imagem e a atuação da Fundep”.