Novo diretor-executivo da Fundep assume posto na Diretoria do Fórum Faipes MG

A Diretoria Colegiada do Fórum Permanente de Dirigentes de Fundações de Apoio às Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Fórum Faipes-MG) reuniu-se no dia 29 de março para definição das atividades e eventos de 2010 e registro oficial da substituição do professor Márcio Ziviani (diretor-executivo da Fundep na gestão Março 2006 a março 2010) pelo atual representante da Fundação, professor Marco Crocco, como integrante do corpo diretor.

O encontro, realizado na sede da Fundação Renato Azeredo (FRA) – instituição de apoio à Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) -, contou, também, com a presença do assessor especial da Diretoria da Fundep, Hely Lages, e dos demais integrantes da Diretoria do Fórum: o diretor-presidente da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) – instituição de apoio à Universidade Federal de Viçosa -, Demetrius David da Silva, o presidente da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João Del-Rei (Fauf), Jucélio Luiz de Paula Sales, e o diretor-executivo da FRA, Antônio Carlos Braga.

Discussões

Durante a abertura da reunião, o professor Demetrius destacou a ação criativa e inovadora do professor Ziviani como um dos incentivadores da criação do Fórum e como integrante de sua diretoria. ‘Em função da existência de fundações mais vulneráveis, a atuação das instituições consolidadas do Estado é fundamental. Com o apoio do professor Ziviani, conseguimos liderança no cenário mineiro e nacional’, ressaltou.

Foram discutidos temas referentes ao credenciamento de fundações junto ao Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e ao novo decreto de regulamentação da Lei 8958/1994. Além disso, foram definidas datas para novos encontros e pautas a serem abordadas.

Treinamentos técnicos

Na ocasião, foi decidida a data para reunião entre representantes das fundações com o objetivo de organizar um Programa de Treinamentos para Técnicos das instituições vinculadas à Faipes-MG. Entre as abordagens sugeridas estão Pregão eletrônico, treinamento de pregoeiros, Lei 8666/93, prestação de contas e outros itens operacionais relevantes.

O novo Encontro de Dirigentes Faipes-MG deve acontecer em setembro, com presença de representantes de 27 fundações de apoio do Estado.