No programa de vídeos intitulado “A vida em um Laboratório de Pesquisa – uma viagem pelo processo de geração do conhecimento”, uma pesquisadora é filmada narrando a utilização de um microscópio ao realizar cirurgia em um camundongo e outras ações técnicas. Os episódios da equipe do professor e pesquisador da UFMG Gustavo Menezes se tornaram vídeo-aulas a distância para as instituições parceiras e o valor arrecadado é voltado para a pesquisa. Com essa iniciativa, o grupo foi eleito o 1º Centro de Excelência de Pesquisa da BD e o único Centro de Excelência da América do Sul da Nikon (empresas de pesquisa que são referências internacionais).
“Assim, mostramos que o Brasil não é somente um consumidor de tecnologia, mas, também, um gerador de tecnologia”, conta o professor Gustavo, trazendo, ainda, uma reflexão: “Nossa nação forma geniais cientistas e, muitas vezes, são outros países que desfrutam dos resultados de seus conhecimentos. Mas, aqui, em Minas Gerais, na UFMG, contamos com alguns dos maiores laboratórios do mundo. Podemos reter talentos, fazer pesquisa aqui”.
Para ele, realizar pesquisa é cuidar das pessoas. Por isso é importante falar do fazer científico, da formação de talentos, da interação com o mercado para que a ciência chegue até a sociedade, compreender e discutir a legislação para estimular e avançar nesse desenvolvimento.
O recém-regulamentado Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação apresenta novas possibilidades para a interação e parcerias entre universidade-empresa, potencializando as oportunidades para que a ciência, cada vez mais, gere imensuráveis benefícios para as pessoas. Como os projetos do professor Gustavo. Entre eles tem a busca de soluções para minimizar problemas do desmame precoce, que pode influenciar em infecção fatal em recém-nascidos. E, também, a iniciativa de cirurgias maxillofaciais para pessoas necessitadas, que são realizadas a partir da colaboração coletiva.
A ciência pode salvar as pessoas e transformar o mundo. E as pessoas e empresas podem contribuir e ir junto nessa missão.
Assista na íntegra a palestra do prof. Gustavo Menezes no Impacto Fundep – Marco Legal da C,T&I
Impacto – Marco Legal da C,T&I
O evento Impacto – Marco Legal da C,T&I foi realizado dia 4 de abril, durante o Minas Digital Summit, em Belo Horizonte, e reuniu grandes especialistas que compartilharam os principais pontos, mecanismos e desdobramentos da nova legislação para produções das instituições acadêmicas e científicas, os sistemas de inovação e o crescimento do setor empresarial.
O encontro foi promovido pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) e Fundep Participações (Fundepar), em parceria com a Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da UFMG e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes).
Baixe aqui o E-book sobre o Marco Legal da C,T&I – um guia prático com os principais pontos da legislação