Em um cenário de combate à pandemia causada pela Covid-19 e da consequente aceleração da transformação digital, as universidades brasileiras enfrentam novas perspectivas para a realização de suas atividades de pesquisa, ensino e extensão. O desenvolvimento científico e tecnológico na busca de soluções para testar e vacinar a população recebe atenção global e a capacidade laboratorial das instituições conecta-se mais profundamente com as demandas da sociedade.
Para apoiar os laboratórios na expansão de suas soluções para a sociedade, o Programa Outlab, realizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRPq) da UFMG e pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), está promovendo um ciclo de workshops online em universidades de Minas Gerais. A iniciativa surgiu em 2019 com o objetivo de sensibilizar o potencial comercial dos laboratórios e implementar metodologias de negócios, desenvolvendo quatro áreas específicas: mercado, serviço, vendas e pós-vendas.
Ciclo de workshops
Com a adaptação da metodologia do programa para o formato workshop online, o Outlab vai apresentar ferramentas exclusivas para estimular pesquisadores, professores e alunos participantes a conectar seus projetos, produtos, serviços e tecnologias com a sociedade. “Mais do que nunca, o conhecimento técnico-científico das universidades está sendo demandado pelo mercado. Compreender as oportunidades deste momento e oferecer essa expertise em produtos e serviços amplia o potencial de impacto social”, enfatiza a coordenadora da iniciativa, Rayza Resende.
Com dinâmicas 100% online, os workshops serão realizados, inicialmente, no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) – dia 11/08; na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) – dias 19 e 20/08; e na Universidade Federal de Alfenas (Unifal) – dia 01/09; reunindo cerca de 30 laboratórios de áreas diversas. A expectativa é que os participantes consigam desenvolver o potencial comercial de seus projetos, compreendendo as oportunidades de conexão com o mercado.
Sobre o Outlab
Criado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Outlab é o primeiro programa de aceleração de laboratórios do Brasil, com o objetivo de aproximar laboratórios e sociedade, por meio de ferramentas de desenvolvimento ágil, mentorias e conexões com empresas.
O primeiro ciclo do programa, realizado em 2019, contou com a participação de 25 laboratórios da UFMG. Foram 10 semanas de imersão com a presença de diversas áreas da academia. Ao longo do desenvolvimento da metodologia do Outlab, os participantes alcançaram mais de 380 prospecções de novos negócios, 50 processos de negociação e 50 propostas fechadas, movimentando cerca de R$ 1 milhão em contratos firmados com empresas dos segmentos de farmácia, mineração, educação e saúde.
Clique e saiba mais sobre o Outlab.