Programação tem iluminação rosa da Fachada Digital, Semana da Criança, sessões no planetário, concerto para bebês e outras atrações.
Outubro Rosa, Dia das Crianças (12) e o Dia do Professor (15) são algumas das datas comemorativas importantes do décimo mês do ano. Com foco nas celebrações, o Espaço do Conhecimento UFMG, que conta com apoio Fundep, preparou uma programação especial e gratuita, com exceção das sessões do Planetário.
Entre os dias 11 e 16 de outubro, o Museu realizará uma programação voltada para a Semana da Criança, com atividades diárias, de terça a domingo (confira a programação da Semana da Criança). Em apoio ao Outubro Rosa, que alerta mulheres para o conhecimento do próprio corpo e realização do exame nas mamas, em prevenção ao câncer de mama, o Museu chama a atenção para o movimento colorindo sua Fachada Digital de rosa durante o mês.
Fachada Digital
Até o dia 31 de outubro, a Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG demonstra o apoio à campanha do Outubro Rosa por meio da cor rosa em seu telão. Neste mês, a Fachada também exibirá uma exposição de fotos de Edgar Kanaykõ Xakriabá, das 18h às 22h.
O Espaço do Conhecimento UFMG está localizado em Belo Horizonte, na Praça da Liberdade, 700, Funcionários.
Astronomia à vista
De terça a domingo, o Espaço apresenta uma programação diversificada com diferentes sessões no planetário, incluindo as sessões ‘A Lua e o Zodíaco’ (sessão comentada), ‘Inconfidências’, ‘O Céu de Belo Horizonte’ (sessão comentada), ‘Da Terra ao Universo’, ‘O Segredo do Foguete de Papelão’, ‘Arqueoastronomia Maia’, ‘Dois Pedacinhos de Vidro’, ‘Alvorecer da Era Espacial’. A frequência e horários das sessões estão disponíveis no portal do Espaço do Conhecimento.
Explorando o céu
Além das sessões anteriores, o Espaço do Conhecimento UFMG prepara sessões específicas de Observação Noturnas e Solares em seu Terraço Astronômico.
A Observação Noturna ocorre aos sábados, das 19h às 20h45 – com retirada de senhas a partir das 17h30 – e a Observação Solar ocorre aos domingos, das 11h às 12h45 – com retida de senhas a partir das 10h. A atividade é aberta a todos os públicos.
Musicalização e crianças
Além da programação no planetário, o Espaço oferta atividades relacionadas a musicalização para crianças. No dia 15 de outubro, às 17h, ocorre o Papo em pauta Musicalização na Primeira Infância: Cognição, Desenvolvimento e Interação. As convidadas desse momento são as professoras da Escola de Música da UFMG Angelita Broock e Betânia Parizzi, além de Sol e Mares Monteiro, discente da Escola de Música. A atividade tem duração estimada de 1 hora e tem como público-alvo professores, educadores e pessoas interessadas no tema.
Outra atividade com foco na música ocorre no dia 29 de outubro, às 17h. Multiverso: O Concerto para bebês Dó-Mi-Bebê foi inspirado em estudos da neurociência sobre o desenvolvimento musical da criança. Nesse concerto, músicos, bebês, pais e o público em geral interagem incentivando a criatividade. O Concerto tem 60 vagas e ocorre no 5º andar do Espaço do Conhecimento.
Jogos e brincadeiras
No dia 16 de outubro, às 15h, a Oficina Jogos e Brincadeiras Africanas é promovida pelo Espaço. Inspirada no livro Brincadeiras Africanas para a Educação Cultural, a atividade apresenta quatro brincadeiras e uma música, com o propósito de representar os diferentes jogos e brincadeiras. A Oficina tem 15 vagas e é destinada para crianças, jovens e adultos.
Com um tema semelhante, a oficina Educação na Praça – Potencial dos jogos digitais nos processos de ensino e aprendizagem: Jogo Educacional Conecta Chronos será realizada no dia 22 de outubro, às 10h. A atividade será conduzida por Laryssa Cristine Cardoso Oliveira, do Mestrado Profissional em Educação e Docência do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, que desenvolveu o jogo Conecta Chronos – destinado a museus e centros de ciências.
A duração aproximada da atividade é de 1 hora e 30 minutos e se destina a educadores em geral, estudantes de licenciatura e demais interessados no tema. A oficina tem 40 vagas e a reserva de vaga pode ser feita por formulário disponibilizado.
Sábado com Libras
A atividade, que ocorre no dia 22 de outubro, às 14h, é uma oportunidade de participar de visitas à exposição Demasiado Humano, mediadas em português e em Libras por Dinalva Andrade, atriz e intérprete de Libras, e pela aluna do curso de Letras/Libras da UFMG Bárbara Vítor.
A participação não exige nenhum conhecimento prévio da Língua Brasileira de Sinais e o público-alvo são jovens, adultos, professores trabalhadores e educadores de museus.
Linhas e Cordel
Completando a programação, no dia 23 de outubro, às 15h, será realizada a atividade Tecendo histórias: oficina de tecelagem. A oficina tem como proposta a criação de pequenos tapetes com a técnica de tecelagem manual, partindo de uma história pessoal e transformando-a em uma imagem abstrata com linhas. A atividade se relaciona com a instalação das faladeiras, presente na exposição Demasiado Humano, a partir da qual é possível relacionar a conversa, história, tradição e arte. A duração estimada é de 1 hora, são 15 vagas destinadas a crianças, jovens e adultos.
Por fim, a Visita mediada Ciência em Cordel na exposição Demasiado Humano fecha o mês no dia 30 de outubro. A visita pretende despertar o interesse dos participantes para o conhecimento científico por meio dos cordéis, forma de literatura popular que provém dos versos falados. Ao todo, são 15 vagas destinadas a crianças, jovens e adultos.
Durante a mediação, serão abordados fenômenos astronômicos, entre outros temas. Exposição de longa duração do Espaço do Conhecimento, a Demasiado Humano explora as relações estabelecidas entre as culturas na produção e aquisição de conhecimento. A mostra apresenta ao público o resultado de diversas pesquisas desenvolvidas na UFMG, nas áreas de astrofísica, paleontologia, genética, arqueologia, antropologia, literatura, linguística, história e ecologia.
O Espaço do Conhecimento UFMG
O Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. O Espaço é ligado à Pró-reitoria de Cultura (Procult) e integra o Circuito Liberdade. É amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).
Com Assessoria de Imprensa UFMG