Pesquisa do professor Ricardo Gazzinelli recebe destaque na Nature

A revista Nature, uma das mais antigas e conceituadas publicações científicas do mundo, publicou na última quarta-feira (23/2) um artigo do pesquisador Ricardo Gazzinelli, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG e da Fiocruz.

O trabalho, desenvolvido pelo Laboratório de Imunopatologia do Centro de Pesquisas René Rachou (CPqRR/Fiocruz), saiu na seção “Research Highlight”, dedicada aos artigos em destaque. A revista destaca os efeitos da malária em um corpo infectado, causados como forma de resposta imune aos micróbios invasores.

À publicação, Gazzinelli salienta que, com uma intervenção feita em laboratório, os piores sintomas da doença puderam ser evitados. Para alcançar os resultados, o grupo coordenado pelo pesquisador realizou experimentos em ratos infectados com malária. Eles lançaram mão de uma pequena molécula para bloquear os receptores responsáveis pelos efeitos observados no processo de inflamação.

“O inibidor melhorou e muito a sobrevivência dos animais e diminuiu a prevalência de sintomas da malária cerebral, como convulsões. A estratégia pode ajudar a reduzir mortalidade na ausência de uma vacina preventiva, segundo os autores”, explica.

Participam da equipe liderada por Ricardo Gazzinelli os pesquisadores Bernardo Simões Franklin e Marco Antônio Ataíde Silva, da Fiocruz Minas, e colaboradores da Divisão de Doenças Infecciosas e Imunologia do Departamento de Medicina da Universidade de Massachusetts, do Instituto de Pesquisas Eisai e do Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A matéria “Immunology: Modulating malaria’s mayhem” apresenta a pesquisa em inglês e leva ao texto completo “Therapeutical targeting of nucleic acid-sensing Toll-like receptors prevents experimental cerebral malaria”.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Centro de Pesquisas René Rachou (CPqRR/Fiocruz)