Pesquisas em nanomateriais de carbono são destaque no Jornal da Fundep

Com propriedades diferenciadas e versatilidade de estrutura, os nanomateriais de carbono possuem uma infinidade de aplicações, que proporcionam desde melhoria da eficiência e resistência de produtos até tecnologias de controle de pragas e proteção ambiental. Ponto de atenção nos últimos anos, os nanotubos de carbono, quando adicionados a plásticos, podem endurecê-los ou torná-los condutores de eletricidade; em tecidos, podem torná-los super-resistentes ou invulneráveis; por serem extremamente pequenos e leves, podem chegar ao interior de uma célula e serem usados como sensores para diagnósticos médicos.

O estudo das possibilidades de usos e as experiências para caracterização e conhecimento das propriedades físicas de diferentes compostos envolvem frentes de pesquisa das mais diferentes áreas da Universidade. A Fundep também é parte desse trabalho, presente desde as primeiras pesquisas e, de lá para cá, sua participação se viu ampliada, abrangendo o gerenciamento de projetos de professores e laboratórios, bem como a gestão administrativo-financeira de recursos para o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Nanomateriais de Carbono e para o Centro de Tecnologia em Nanotubos.

O jornal traz, ainda, outras iniciativas que contam com a parceria da Fundação e que promovem a transformação do conhecimento em inovação e benefícios para a sociedade, como a vacina para prevenir a malária causada pelo Plasmodium vivax, que está sendo desenvolvida pelo INCT de Vacinas (INCTV). Caso tenha os efeitos desejados, a formulação poderá salvar inúmeras vidas ? no mundo, cerca de 200 a 300 milhões de pessoas são infectadas por ano e a doença leva um milhão dos enfermos à morte.

Em prol da sociedade

O foco em saúde pública também está presente no projeto que envolve 12 universidades na busca por soluções para o tratamento do lixiviado de aterros sanitários, evitando a contaminação do solo e da água e, consequentemente, do ser humano. Ainda sob a perspectiva da qualidade de vida da população, o Jornal da Fundep apresenta o Projovem, programa de capacitação profissional para jovens do norte de Minas.

Em entrevista exclusiva, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, fala sobre as diretrizes de sua gestão e os esforços para promover o crescimento brasileiro por meio da inovação e do conhecimento. Ele trata, ainda, dos desafios de tornar nossa economia mais competitiva e com maior participação no mercado global.

Em pauta

O Jornal da Fundep é uma publicação mensal, que busca divulgar informações atualizadas e relevantes sobre a instituição e contribuir para o fortalecimento da relação com os parceiros. Você pode conferir a edição virtual aqui. As demais edições do Jornal produzidas em 2011, 2010 e 2009 estão disponíveis aqui no site.