No dia 28 de junho foi inaugurada a pista de atletismo do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) – complexo localizado no Esportivo Universitário (CEU) da UFMG que será referência na América Latina para formar e qualificar atletas, receber grandes competições e impulsionar a pesquisa na área de esportes.
Equiparada a uma das melhores do mundo, com piso sintético similar ao que será utilizado nos Jogos Olímpicos de Londres, a pista conta com 400 metros de extensão, oito raias oficiais, uma adicional para aquecimento e uma inclinada, e equipamentos de última geração para receber atletas das modalidades típicas de corridas, saltos e lançamentos.
A pista já recebeu avaliação positiva dos comitês internacionais para receber a certificação Classe 1, a máxima concedida pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês) para abrigar campeonatos mundiais de atletismo. O credenciamento deve acontecer ainda neste mês de julho.
Parcerias
A obra da pista, assim como a de todo o CTE, é executada pela parceria entre o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej), a UFMG e a Fundep.
Para a construção da pista, o Governo do Estado investiu R$ 7 milhões. A Fundação viabilizou a elaboração dos convênios, participa diretamente da construção e é a gestora administrativo-financeira do projeto.
A pista refere-se à conclusão da primeira etapa de instalação do complexo. Nas fases seguintes, serão inaugurados o parque aquático e o ginásio poliesportivo, além de outras salas e laboratórios.
O próximo Jornal da Fundep vai trazer informações completas sobre a mais nova e qualificada pista de atletismo de Minas Gerais e a participação da Fundação nesse projeto.