Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica lança revista eletrônica mensal

Postado em Eventos C,T&I

O programa de lançamento da revista acontece nesta quinta (29) e tem foco na Estratégia Nacional de Mobilidade Elétrica. Primeira edição contará com entrevistas de representantes da Fundep, MDR, WRI Brasil e Sindipeças

Na próxima quinta (29/04), a Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME) lança a “Revista Eletrônica PNME”, programa mensal com duração de 10 minutos e transmitido pelo YouTube da organização.  A revista está no contexto das iniciativas da PNME para 2021, assim como o recém lançado 1º Anuário Brasileiro da Mobilidade Elétrica, ambos com o objetivo aumentar o alcance do tema junto aos diversos públicos e fomentar cada vez mais a importância do avanço dessa pauta para o País.

O programa de lançamento da Revista será sobre a Estratégia Nacional de Mobilidade Elétrica e conta com a participação de: Janayna Bhering, gerente de Negócios e Parcerias da Fundep; Cristina Albuquerque, gerente de Mobilidade Urbana do WRI Brasil; Wagner Setti, representante do Sindipeças; e Fernando Araldi, analista de Infraestrutura do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). A apresentação é do coordenador de projeto da GIZ e coordenador-executivo da PNME, Marcus Regis.

“Posso afirmar que, em pouco mais de um ano da criação da PNME, esse espaço de discussão e fomento em prol do desenvolvimento da mobilidade elétrica no Brasil tem cumprido o seu papel e, ainda, superado as nossas expectativas. Representamos hoje a união de mais de 30 instituições da indústria, poder público, sociedade civil e academia”, enfatiza Regis. “E o lançamento de mais uma iniciativa, por meio da Revista Eletrônica PNME, representa os esforços de todos os membros da plataforma na promoção do desenvolvimento desse ecossistema no País, bem como uma oportunidade ímpar para estreitar o relacionamento entre os atores”, conclui Regis.

Ciência e Tecnologia a favor da mobilidade elétrica

A Fundep atua na Comissão de Ciência e Tecnologia (CC&T) da Plataforma, juntamente com a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, e o Instituto Clima e Sociedade (iCS). Tais atores são responsáveis pela gestão da plataforma e organização das atividades, reunindo nomes relevantes da pesquisa em mobilidade elétrica no Brasil para aconselhar tecnicamente o Conselho Gestor da Plataforma e garantir o alinhamento dos esforços de Pesquisa & Desenvolvimento.

“Atuamos promovendo a conexão entre os atores do ecossistema de forma a gerar projetos relevantes que impactem positivamente a sociedade. Neste contexto, acreditamos que a PNME tem importante papel na promoção da mobilidade elétrica e no desenvolvimento da eletrificação de transportes no Brasil, contribuindo com uma estrutura de governança que articule essas discussões e iniciativas com o objetivo de aumentar a sua eficácia e seu impacto”, explica Janayna Bhering, de Negócios e Parcerias da Fundep.

Entenda a Estratégia Nacional de Mobilidade Elétrica

A Estratégia Nacional de Mobilidade Elétrica é um exemplo do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Plataforma. A partir da proposta de Plano Nacional, elaborada para o então Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), agora Ministério da Economia, os membros do Conselho Gestor redefiniram 7 eixos estratégicos: Governança, Componentes e Montagem, Transporte Público e de Carga, Levíssimos, Infraestrutura e Conectividade e Capacitação Profissional. A partir destes eixos foram elencados atores, fatores de sucesso e ações habilitadoras.

E, desde o início de 2021, os grupos de trabalho da PNME vêm levantando ações específicas com base na Estratégia, que terá caráter dinâmico e estará em constante construção.

Sobre a Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME)

A PNME tem a missão de contribuir para a implementação de práticas para o desenvolvimento sustentável da mobilidade elétrica no Brasil. A iniciativa foi criada como um espaço de articulação de atores importantes no universo da Mobilidade Elétrica, com a presença de representantes do governo, da indústria, da academia e da sociedade civil para construir metas de longo prazo, considerando os pontos de vista do desenvolvimento tecnológico, de políticas públicas governamentais e do mercado.

A Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica estimula a atuação em rede, a troca de informações e conhecimentos e contribui, ainda, com mecanismos de aprendizagem e de formação de competências. A PNME foi co-criada pelos atores do setor e agrega mais de 30 instituições, numa estrutura de governança baseada em um planejamento definido também coletivamente, sob a liderança de um Painel Estratégico e com atividades coordenadas por um Secretariado Executivo, com a presença de comissões temáticas e grupos de trabalho, que trabalham em prol do propósito da Plataforma e preservando suas agendas individuais.

Lançamento – Revista Eletrônica PNME
Data: 29 de abril de 2021 (Sempre na última quinta de cada mês: 27/05; 24/06; 29/07 e assim por diante)
Disponível em: https://bit.ly/3vrxydH
Promoção: Plataforma Nacional da Mobilidade Elétrica (PNME) (www.evento.pnme.org.br)
Organização: Necta (www.nectainova.com.br)

Com informações da Assessoria de Imprensa da PNME.