Posto da Fundep em Montes Claros colhe bons resultados

A implantação do Posto de Atendimento Fundep na cidade de Montes Claros está rendendo bons frutos. Além de atender aos projetos do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG e colher elogios dos professores da unidade pela aproximação e atendimento de qualidade, a equipe vem realizando um trabalho proativo, no sentido de articular novas parcerias e buscar oportunidades de atuação para a Fundação.
Cinco meses após a implantação do espaço, a equipe captou e fechou cinco importantes projetos que têm como objetivo a preservação e recuperação ambiental de algumas regiões do Norte de Minas. Parte dos trabalhos são financiados pela AVG Mineradora e todos vão contar com a gestão administrativo-financeira da Fundep. Num total, a equipe gerencia uma carteira de 35 projetos.

Novas oportunidades
Segundo a gerente Luciana Panta, outras oito propostas captadas pela equipe estão em negociação no momento e o grupo tem buscado estreitar laços com instituições da região. As parcerias envolvem o Banco do Nordeste, a Petrobras, a Fundação Nacional de Meio Ambiente, o Instituto Marista de Solidariedade, a Finep, a Cooperativa Agropecuária (Coopagro) de Montes Claros e a Plantar S.A., além de outras empresas da região. “As oportunidades foram captadas em decorrência dos projetos em andamento com o ICA, sendo fortalecidas cada vez mais pela parceria e a proximidade na execução dos trabalhos”, explica.
A equipe vai dar início a um mapeamento dos principais seguimentos da região, como instituições públicas, privadas, universidades e outras organizações que possam atuar em parceria com a UFMG e o Instituto. Da mesma forma, será feito mapeamento das competências da Universidade alocadas no ICA, como forma de conhecer os serviços e produtos disponíveis, direcioná-los e oferecê-los ao mercado. “Com esse levantamento, vamos poder atuar de forma mais empreendedora e buscar de fato novas chances de negócios”, explica Luciana.
O Instituto conta com muitos laboratórios produtivos, que oferecem desde atividades de prestação de serviços como análises de solos, análise de óleos, até a produção de mudas frutíferas, hortaliças, leite, aves, bovinos, equinos, entre outros. Os produtos são comercializados em uma loja, cuja gestão também é de responsabilidade da equipe.