Fundep sente muito por essa partida e ressalta o legado da profa. Graciela como pesquisadora renomada, gestora eficiente e defensora incondicional de uma educação pública de qualidade. Nascida na Argentina, ela se dedicou a UFMG por quase 30 anos
É com pesar que compartilhamos a notícia do falecimento da professora Graciela Inés Ravetti de Gómez, da Faculdade Letras, no dia 23 de março de 2020. Mãe do diretor da Fundep, professor Martín Ravetti, do Instituto de Ciências Exatas; ela deixa também o marido, Ricardo, e a filha Cecília Ravetti, da Faculdade de Medicina.
Nascida em Tostado, na província de Santa Fé, na Argentina, Graciela era professora da UFMG desde 1992 e foi eleita para dois mandatos como diretora da Fale (2014-2018 e 2018-2022). A Reitoria, professora Sandra Regina Goulart Almeida, decretou luto oficial de três dias e lamenta a morte da professora, de quem era amiga. “A UFMG está em luto. É imensa a nossa dor e profunda a nossa tristeza por essa perda inestimável, mas sua dedicação incondicional à nossa Instituição, sua resiliência e sua altivez ficarão sempre conosco. Segundo a reitora, Graciela era uma diretora ativa, combativa e incansável na luta pela universidade pública. “Foi uma pessoa sempre aberta ao diálogo e à construção conjunta, dona de uma habilidade admirável para estabelecer consenso com base no respeito às diferenças. Tinha uma capacidade ímpar de trabalho, uma energia inesgotável e uma mente brilhante, procurando sempre, com fino humor, trazer uma palavra de otimismo e esperança e uma visão de um futuro promissor, mesmo diante de mares revoltos”, testemunha.
A diretora em exercício da Fale, Sueli Maria Coelho, conta que manteve uma relação muito próxima com Graciela nos últimos três anos, quando assumiram a direção da Unidade – Sueli como vice-diretora. “Era uma pessoa extremamente discreta, de inteligência rara e de humor arguto. Seu legado de pesquisadora renomada, de gestora eficiente e de defensora incondicional de uma educação pública de qualidade está gravado na Fale. Hoje, perdi uma grande amiga, e a UFMG, em especial a Fale, um de seus grandes pilares”, afirma.
Professora titular em Estudos Literários na Fale, Graciela Ravetti atuou como pesquisadora visitante no Queen Mary, da Universidade de Londres (2009-2011) e coordenou a pós-graduação em Estudos Literários da UFMG de 2012 a 2014. Era mestra e doutora em Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano-americana pela Universidade de São Paulo e trabalhou também na Universidade de Rosário. Ela coordenou projetos internacionais com pesquisadores das universidades de Mar del Plata e La Plata, na Argentina, de Chile e de Londres. A professora Graciela também foi uma grande parceira da Fundep, na coordenação de relevantes projetos em sua área de atuação.