Programa de pré-aceleração promove encontro entre empreendedores e investidores

Postado em Fundepar

Segundo levantamento da Fundacity, multinacional que conecta startups a investidores, o suporte financeiro a empresas iniciantes no Brasil somou R$ 170,8 milhões no primeiro semestre de 2015. A maior parte (92%) dos recursos é proveniente de fundos de capital de risco, os chamados venture capitals. Pensando nesse mercado e na importância de incentivos para a transformação do conhecimento gerado na universidade em desenvolvimento e benefícios para a sociedade, foi realizada a primeira edição do Lemonade – programa de pré-aceleração de empresas de base tecnológica.
Inspirado na cultura empreendedora americana, em que a criança é estimulada a ganhar seu primeiro dólar vendendo limonada em uma banca em frente à sua casa, o Lemonade busca impulsionar quem tem uma ideia a colocá-la em prática, criar um produto novo e, assim, ter o próprio negócio. A edição de estreia da iniciativa, que foi realizada em dois meses, contou com 67 empresas inscritas e selecionou 27 ideias para passar pelo processo de pré-aceleração. Ao longo do programa, foram escolhidas oito empresas e os participantes receberam, gratuitamente, capacitação e mentorias voltadas para a área de desenvolvimento de mercado e financeiro.
Demo day – oportunidades de investimentos
Para o encerramento desta primeira edição, o Lemonade realiza o Demo day, um encontro de apresentação dos negócios das oito equipes a investidores nacionais e internacionais em potencial. Clique aqui e conheça os projetos finalistas.
No evento, serão anunciadas as duas startups vencedoras do programa, que apresentaram maior evolução durante o processo de pré-aceleração. As finalistas receberão cerca de R$ 200 mil em investimentos, tanto em aporte financeiro quanto na garantia de participação na Techmall, além de outros benefícios oferecidos por parceiros.
O Demo day será realizado no dia 9 de setembro, às 17h, no auditório do Sebrae-MG – Av. Barão Homem de Melo, 329, bairro Nova Granada.
O evento é aberto ao público. Para participar, é preciso fazer inscrição neste link.
Lemonade
Com o objetivo de promover o trânsito de ideias no setor do empreendedorismo entre as universidades e o mercado, o programa aposta no talento de estudantes somado à expertise de profissionais. O Lemonade é uma iniciativa Fundep Participações S.A (Fundepar), em parceria com o Sebrae MG, a Techmall BH, a Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais (Fapemig) e a Secretaria de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, por meio do Sistema Mineiro de Inovação (Simi). O programa conta, ainda, com o apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT), do Núcleo UFMG de Empresas Juniores, da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg), do Ibmec, do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG), do Instituto Empreender Endeavor e do Senai Minas.

Fundepar
Criada pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), a Fundepar apoia empresas emergentes inovadoras, aportando recursos para estruturação de startups que gerem tecnologias comerciáveis, colaborando, assim, para a transferência de conhecimento para a sociedade. A iniciativa visa contribuir para a evolução das investidas fornecendo capital e know-how para que o empreendimento possa seguir seu caminho de maneira independente. Com o Programa, a Fundep é a primeira fundação de apoio do Brasil a investir capital próprio em empreendimentos dessa natureza. Também inédito no país, o modelo de financiamento segue a tendência de experiências bem-sucedidas de universidades estrangeiras.