Prorrogado prazo: Chamada Pública Cemig – investimento em projetos de indústria 4.0

• Prazo para submissão prorrogado até 12h, do dia 15/10.

A Companhia Energética de Minas Gerais S.A. (Cemig) abriu Edital de Chamamento Público para seleção de projetos em consonância com seu Programa Anual de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (P&D), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Este Chamamento disponibilizará apoio com recursos financeiros e/ou não-financeiros e visa estabelecer parcerias com empresas e instituições de C&T para o desenvolvimento de tecnologias sinérgicas com os interesses da Cemig, do setor energético e da sociedade como um todo.
De acordo com o diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Cemig, Thiago de Azevedo Camargo, um dos objetivos do edital é desenvolver o futuro da companhia e contribuir com o ecossistema de inovação de Minas Gerais.
Podem concorrer as inovações tecnológicas apontadas no documento denominado Plano Estratégico de Inovação de Tecnologia Digital – Cemig 4.0. São contemplados pesquisa básica dirigida; pesquisa aplicada; desenvolvimento experimental; cabeça-de-série; lote pioneiro ou inserção no mercado. O edital também visa fomentar a participação de Universidades, Centros de Pesquisa, empresas e startups na apresentação de propostas que atendam todas as fases da cadeia de inovação.
Os projetos apresentados devem considerar três linhas de atuação: digitalização, descentralização e descarbonização.
P&D Cemig
Para o superintendente de Tecnologia, Inovação e Eficiência Energética da Cemig, Carlos Renato França Maciel, a chamada pública baseia-se na nova estratégia de investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da empresa, elaborada a partir do Plano Estratégico de Inovação de Tecnologia Digital, denominado Cemig 4.0.
“O Programa Cemig 4.0 é disruptivo, aponta para o futuro e consiste em três eixos fundamentais, chamados 3D: Digitalização, Descarbonização e Descentralização. Eles têm o objetivo de orientar os investimentos em P&D e acelerar as transformações tecnológicas dentro da empresa”, explicou o executivo.
Segundo o professor de Harvard e do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Virgílio Almeida, as propostas deverão ser apresentadas atendendo a pelo menos uma das oito demandas tecnológicas descritas nas iniciativas estratégicas do edital. São seis do eixo Digitalização, uma de Descentralização e uma de Descarbonização. “Entre os critérios de avaliação, a originalidade tem caráter eliminatório. Há ainda critérios usados pela Aneel no processo de avaliação dos projetos e outros de natureza estratégica”, comentou.
Linhas de atuação dos projetos
Digitalização: soluções focadas na experiência do usuário e no uso de inteligência de dados, como inteligência artificial e aprendizado de máquina.
Descarbonização: Projetos em energias renováveis e sobre a infraestrutura para atender veículos elétricos.
Descentralização: Foca em gerenciamento da geração distribuída e armazenamento de energia.
Consulte as informações completas no site da Cemig.

Assessoria da Fundep

A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) tem expertise consolidada em soluções em gestão de projetos de pesquisa, ensino e extensão.
A equipe da Fundep está à disposição para prestar mais informações, sanar dúvidas sobre o Edital Cemig P&D e, também, auxiliar na submissão da proposta.
Entre em contato e conheça as facilidades que a Fundep pode trazer para você!
Contatos: novosprojetos@fundep.ufmg.br / (31) 3409-6572