Quatro mulheres e o desafio de conciliar maternidade e ciência

Postado em UFMG
As professoras da UFMG Viviane Alves (Instituto de Ciências Biológicas), Lívia Zina (Faculdade de Odontologia) e Rosaline Silva (Instituto de Geociências) e as pós-graduandas Bianca Retes Carvalho (Antropologia) e Gisele Camilo da Mata (Educação) são as novas embaixadoras da Universidade no projeto Parent in Science. Crédito: TV UFMG

TV UFMG lança série que entrevista mães cientistas sobre políticas de apoio à maternidade, presença de minorias na ciência e desafios de conciliar a carreira de pesquisa com filhos com deficiência

O Parent in Science, grupo formado por cientistas mães e pais de diversas universidades no Brasil, tem promovido discussões sobre o impacto da chegada dos filhos na carreira de cientistas no Brasil, principalmente das mulheres. As professoras da UFMG Viviane Alves (Instituto de Ciências Biológicas), Lívia Zina (Faculdade de Odontologia) e Rosaline Silva (Instituto de Geociências) e as pós-graduandas Bianca Retes Carvalho (Antropologia) e Gisele Camilo da Mata (Educação) são as novas embaixadoras da Universidade na iniciativa, que também conta com 18 cientistas na coordenação e outras 73 embaixadoras de centros de pesquisa de várias partes do país.

A TV UFMG produziu série com quatro reportagens para mostrar o dia a dia das pesquisadoras da Universidade. As reportagens também abordam assuntos que integram a pauta do Parent in Science, como políticas de apoio à maternidade, presença de minorias na ciência e desafios de conciliar a carreira com filhos com deficiência.

A série foi inaugurada com a professora Rosaline Silva:

Na segunda reportagem, a professora Lívia Zina aborda as políticas de apoio às mães cientistas:

Gisele Camilo da Mata fala da importância da rede de apoio para as mães cientistas e sobre os desafios de conciliar a carreira com filhos com deficiência:

No último episódio, Viviane Alves conta sua rotina de mãe e pesquisadora. Ela também aborda a presença de minorias na ciência:

Equipe: Maria Carolina Martins (produção), Marcelo Duarte e Marcia Botelho (edição de imagens), Jessika Viveiros (edição de conteúdo).

Com informações do site da UFMG.