Representantes do Centro de Computação da UFMG visitam a Fundep

O sistema de rede da Fundep é integrado à estrutura da UFMG. Isso significa que o funcionamento da nossa conexão da internet depende do Centro de Computação (Cecom) da Universidade. Em busca de aproximar e de implantar melhorias em tecnologia, a Diretoria de Operações da Fundação promoveu um encontro na sede com representantes do Cecom, no dia 21 de setembro.

Da Fundep, participaram: o diretor de Operações, professor Henrique Leite; o superintendente de Operações, Antônio Eugênio Faraci; o superintendente de Desenvolvimento Institucional, Admir Ribeiro; o gerente de Tecnologia da Informação (TI), Ramon Dias de Azevedo; o analista de rede Washington Soares e o analista de sistemas José Augusto Cruz Toledo. Do Cecom, estiveram presentes: o diretor geral, Carlos Alfeu; o diretor de TI, prof. Luciano de Errico e o gerente da área de Redes de Comunicação, Fernando Frota.

A ideia foi realizar um encontro menos formal, para estreitar o relacionamento e ampliar a comunicação entre as diretorias. Na oportunidade, os representantes do Cecom conheceram a trajetória da informatização da Fundep até a atual estrutura e, durante a apresentação, foram identificados pontos de melhorias. E isso, para Ramon Azevedo, tornou a reunião ainda mais proveitosa: “Foi muito válida pela aproximação e pela percepção de melhorias conjuntas”.

Eficácia sempre

O superintendente de Operações, Antônio Faraci, afirma que é preciso que o sistema da Fundep permaneça sempre ativo para que seja possível atender a todos: coordenadores, alunos, fornecedores e funcionários. “Estamos solicitando uma conectividade 24h/7dias da semana. E a equipe do Cecom prontamente propôs melhorias para os problemas de internet, acatamos e será instalado um cabo de fibra ligando a Fundep Sede direto ao Instituto de Ciências Exatas (ICEx), que é o ponto de saída da Internet para toda comunidade”.

O diretor geral do Cecom, Carlos Alfeu, aprovou a iniciativa e afirmou já perceber um primeiro desdobramento positivo do encontro. “A visita foi muito interessante e já estamos trabalhando em um projeto de troca de dados entre as partes para aprimoramentos”, conta o diretor, ressaltando também a importância da sintonia entre as áreas: “A proximidade permite soluções. É muito importante conhecer o estágio que a TI está na Fundep atualmente, trocar ideias e informações para avanços e projetos futuros”, afirma o diretor.