Rota 2030: chamadas linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão

Uma das instituições coordenadoras do Programa Rota 2030 – iniciativa do Governo Federal para desenvolver o setor automotivo –, a Fundep lançou três chamadas públicas referentes à linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão.
As chamadas irão aportar, ao todo, R$ 21 milhões para projetos de Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT) em parceria com empresas e startups de todo o Brasil.
As propostas devem ter o intuito de promover o desenvolvimento da indústria nacional, oferecer menor custo ao consumidor, reduzir a emissão dos gases de efeito estufa e garantir a melhoria da segurança veicular.
Acesse a chamada de cada eixo temático:

Eixo I – Bioenergia eficiente aplicada ao setor dos transportes
Eixo II – Condução segura e eficiente de veículos
Eixo III – Propulsão alternativa à combustão

NOVO CRONOGRAMA – PRAZO PRORROGADO

Diante do cenário mundial da pandemia do novo coronavírus, o cronograma das chamadas públicas foi readequado frente às medidas de distanciamento social e às necessidades das ICTs e empresas para as submissões de projetos. O prazo para submissão foi prorrogado até dia 20 de maio e o início dos projetos está previsto para 10 de agosto. Confira todas as datas atualizadas:

submissão de propostas (encerrada)

Para fazer o download da nota de retificação nº1 publicada em 14/05/2020, clique aqui.
Para fazer a submissão de propostas (Encerrada).
Para fazer o download do Manual de Submissão, clique aqui.
Para fazer o download dos anexos, clique aqui.
Para fazer o download do resumo da sessão tira-dúvidas, clique aqui.

Novidades

Para dar agilidade à tramitação dos documentos, a partir de agora a apresentação do Protocolo de Intenções (Anexo V.I) pode ser dispensada mediante a apresentação dos novos modelos da Carta de Anuência (Anexos III e IV), a serem assinadas pelos representantes das empresas e das ICTs.
Download dos novos modelos das Cartas de Anuência (ICT e empresas), clique aqui.
Para os projetos que já estavam avançados no processo de submissão e estão com o Protocolo de Intenções assinado, podem seguir com o envio da proposta normalmente, juntamente com o modelo anterior das cartas de anuência.
Em ambos casos, após a aprovação das propostas, a assinatura do Acordo de Parceria e Propriedade Intelectual (modelo disponível para download, clique aqui) continua sendo obrigatória.
A assinatura digital está aceita para todos os documentos.

Entre em contato pelo e-mail: chamadasrota@fundep.com.br

sobre a Linha V

Propulsão, Biocombustíveis e Segurança veicular: tem como diretriz a eletrificação do powertrain veicular para a alta eficiência energética, a utilização de biocombustíveis para a geração de energia e a adequação do contexto brasileiro de infraestrutura de abastecimento.
Coordenação técnica: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), do Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI) e da Universidade Estadual do Ceará (Uece).
Parceiras: Universidade Federal do Pará (UFPa), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).