Rota 2030 completa 2 anos de atividade interconectando mudanças no setor automotivo

Postado em Inovação
Coordenado pela Fundep, Linhas IV e V do Programa Rota 2030 buscam inovações para o setor automotivo do país.

Participação da Fundep na gestão das Linhas IV e V resultou na conversão de R$ 250 milhões em mais de 50 projetos de  pesquisa e desenvolvimento para o setor.

Há dois anos, em 18 de outubro de 2019, a Fundep tornava-se parceira do Governo Federal na gestão do Programa Rota 2030, que tem o objetivo de elaborar uma política industrial a longo prazo para o setor automotivo e de autopeças, desenvolvendo e fortalecendo empresas brasileiros do setor. Entre os benefícios do programa para o setor estão isenção fiscal para aquisição de peças não produzidas no Brasil, benefícios tributários para empresas que realizarem dispêndios em PD&I no país e regulamentação para comercialização de veículos em território nacional.

Em dois anos na coordenação das linhas IV e V do programa, a Fundep – como Fundação de Apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e parceira de mais de 30 Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) pelo Brasil – captou mais de R$250 milhões, promoveu nove chamadas públicas e aprovou mais de 50 projetos de Pesquisa & Desenvolvimento, conectando indústrias, startups e a comunidade acadêmica no desenvolvimento de inovações tecnológicas.

A Linha IV – Ferramentarias Brasileiras mais Competitivas tem foco no setor ferramenteiro e objetiva solucionar os desafios da baixa produtividade e a defasagem tecnológica. Já são 13 projetos aprovados em PD&I, R$ 37 milhões  de aporte da Fundep e R$ 31 milhões de contrapartida econômica.

Por sua vez, a Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão tem como diretriz o investimento na eletromobilidade, buscando a produção de veículos mais eficientes e seguros, além de uma produção sustentável e menos poluente. Foram feitas até então 6 chamadas publicadas, 37 projetos aprovados em PD&I, R$ 60,8 milhões financiados pela Fundep, com R$ 95 milhões em contrapartidas econômicas e financeiras, 8 cursos de curta duração e mais de 90 bolsas para pesquisadores realizando mestrado e doutorado.

Chamadas públicas em aberto

Interessados em submeter projetos de inovação tecnológica, com foco no setor automotivo, devem estar atentos às chamadas em aberto no site do Rota 2030.

Confira o balanço dos dois anos de atividades do Programa no site do Rota 2030.