"Ciência para a Redução das Desigualdades" é o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018

Postado em Ciência, Tecnologia e Inovação

Levar a ciência para o grande público, incentivar jovens para o fazer científico e tecnológico e promover a pesquisa como instrumento para o desenvolvimento sustentável do país são objetivos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2018, que acontece de 15 a 21 de outubro com programação extensa em todo o Brasil.
Nesta edição, o tema é “Ciência para a Redução das Desigualdades”. A motivação para escolha baseia-se na Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas – ONU, e seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, em particular o ODS 10 – Redução das Desigualdades.
O tema da SNCT 2018 permite trazer à tona o debate acerca da contribuição das Ciências Sociais e Humanas para a redução das desigualdades no Brasil. Fomentar os usos sociais da ciência e da tecnologia permitirá ampliar as possibilidades de se combater a desigualdade social por meio da popularização e da divulgação da ciência e da tecnologia.
A utilização de resultados de pesquisas e de artefatos das Tecnologias Sociais e Assistivas, por exemplo, pode pavimentar um caminho robusto para reduzir a distância entre o conhecimento produzido e sua aplicação para melhoria da qualidade de vida.
Em 2017, o evento abrangeu quase 2 mil municípios de todos os estados brasileiros com mais de mil instituições envolvidas, com destaque para a participação das escolas públicas. A SNCT pode contribuir para a disseminação e popularização de soluções para problemas cotidianos que impactam sobremaneira a vida da maioria da população brasileira, como por exemplo: metodologias simplificadas para armazenamento e reciclagem de água; células fotovoltaicas adesivas para geração de energia solar; tecnologias para habitação popular com material reciclado; cadeiras de rodas e jogos interativos adaptáveis; análise para gestão de conflitos urbanos, entre outras.
A interdisciplinaridade e a transversalidade na abordagem do tema da SNCT 2018 podem ser o diferencial para um projeto com grande impacto na sociedade brasileira, demonstrando que a popularização da ciência pode ser, de fato, utilizada como ferramenta para o alcance da melhoria de vida e do empoderamento da população.
Participe das atividades durante a Semana, que ocorre em todo Brasil.
Mais informações em http://snct.mctic.gov.br
Agenda na palma das mãos
Para se programar para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC) em 2018, foi lançado o aplicativo de agenda interativa, que está disponível para Android e iOS, com a programação e estatísticas em tempo real das atividades que serão realizadas. Além de fazer jus ao tema do evento inspirando modernidade, facilita o acesso do público à informação, ajudando na hora de se planejar e reunindo todas as funcionalidades do site da SNCT em um só lugar.

Fonte: SNCT