Sucesso na submissão de propostas para o CT-Infra

Postado em Notícias da Fundep

Selecionar propostas para apoio financeiro a projetos de implantação à infraestrutura de instituições públicas de ensino superior e pesquisa em vistas ao desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro. É com esse intuito que a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) disponibiliza, anualmente, a chamada pública CT-Infra — Proinfa. O edital 01/2011 teve as inscrições encerradas no dia 1º de março e, por meio do Fundo de Infraestrutura, conta com a liberação no total de R$ 400 milhões para aplicação em 2013. Cada entidade pode submeter apenas uma proposta contemplando até dez subprojetos.

Para a candidatura, é necessário minucioso trabalho de coleta e análise de dados; adequação às regras e extenso cadastro de descrição dos projetos, que inclui currículos, orçamentos, plantas das construções e o relato de tudo que será efetivado; e do histórico da instituição no sistema da Finep. Uma das poucas fundações do Brasil que presta consultoria e realiza submissões referentes a esse edital, a Fundep, mais uma vez, apoiou a participação de parceiros. “Essa atuação é um diferencial reconhecido da Fundação”, afirma a gerente de Propostas, Joice Soares Araújo da Silva.

Apoiados

Uma assessoria especial com o atendimento completo para essa chamada foi realizada para a UFMG. “A Universidade lançou ampla proposta com oito subprojetos e pôde solicitar o recurso aproximado ao valor máximo, que é de R$ 20 milhões”, conta Joice.

Os Institutos de Estudos Avançados (IEAv) e de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) contaram com o suporte de orientação da Fundep para a formatação dos projetos de acordo com o edital. O Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM) também recorreu à experiência da Fundação e contratou não só a consultoria, mas ainda o trabalho de submissão da proposta.

Conforme a exigência, todas as iniciativas objetivam a modernização e a ampliação da infraestrutura e dos serviços de apoio à pesquisa, como criação e reforma de laboratórios e demais espaços, compra de equipamentos, entre outras ações.

As submissões dos apoiados foram encerradas antecipadamente pela Fundep no dia 29 de fevereiro. De acordo com o calendário do edital, os resultados serão divulgados a partir de 22 de junho.

Parceria de Sucesso

Segundo a gerente de Propostas, o sucesso dos lançamentos só foi possível com a parceria das instituições. “Devido à amplitude do cadastro da Finep, a colaboração das entidades com o compartilhamento organizado de informações foi fundamental”, diz Joice. Cabe à Fundação garantir a ordem e o registro correto dos dados.

Para isso, foi preciso um grande trabalho de alinhamento, em especial com a equipe da Pró-reitoria de Pesquisa da UFMG. “Estabelecemos um cronograma de ações e o obedecemos de forma adiantada. Contamos com a experiência da Fundep, que, com dedicação e empenho, realizou um criterioso trabalho de conferência, polimento e revisão das informações. Essa atuação coordenada nos proporcionou sucesso na submissão da proposta institucional. Esperamos garantir a qualidade da proposta, que ela seja muito competitiva”, relata a pró-reitora adjunta de Pesquisa, professora Marisa Cotta Mancini.

O esforço da equipe da Fundep também foi destacado pela gerente Joice, que enfatiza ainda a importância da parceria de outras áreas da Fundação. “A cooperação dos profissionais dos demais setores foi essencial”.