UFMG prepara Escola de Verão para cursos de bioinformática

Postado em Cursos e Eventos
Curso de Introdução à linguagem R, ofertado em edições anteriores, retorna à Escola de Verão em Bioinformática.

Iniciativa do Instituto de Ciências Biológicas, com apoio Fundep, tem inscrições abertas até 29 de junho.

A interdisciplinaridade é uma tendência para as profissões do futuro. Em uma interseção entre as ciências biológicas e as ciências da computação está a bioinformática. De acordo com o National Human Genome Research Institute (NHGRI), a bioinformática se encarrega da aquisição, armazenamento e difusão de dados biológicos, especialmente aqueles relacionados à biologia molecular (sequências de DNA e aminoácidos). A bioinformática tornou possível sequenciar proteínas de forma cada vez mais automática. Os avanços do setor levaram à sequenciação do genoma humano, em 2004.

Com o objetivo de fornecer aos alunos conhecimentos básicos e intermediários de bioinformática, o Instituto de Ciências Biológicas da UFMG está com inscrições abertas para a Escola de Verão em Bioinformática, que busca capacitar os estudantes para participação de projetos de pesquisa que utilizam ferramentas da biologia computacional, bem como preparar para o ingresso em programas de Pós-graduação em Bioinformática.

CURSO PRESENCIAL COM TEORIA E PRÁTICA

Estudantes de graduação e pós-graduação interessados em conhecer a área, podem realizar a inscrição até o dia 29 de junho. Ao todo, o curso tem 35 horas de duração, apresentando teoria e prática. As aulas serão realizadas de forma presencial no Auditório Nobre do Centro de Atividades Didáticas 1 (CAD1) da UFMG. O período de execução é entre os dias 4 e 8 de julho de 2022.

INSCRIÇÕES

Não há pré-requisitos para participação e os valores para inscrição variam de acordo com o estágio profissional do participante, sendo de R$ 30 para alunos de graduação, R$ 50 para pós-graduação e R$ 70 para profissionais. Interessados podem também fazer inscrições em minicursos específicos ofertados, por R$ 20. As inscrições podem ser realizadas pelo portal Fundep de Cursos e Eventos da UFMG.

Dez por cento das vagas da Escola de verão são reservadas para bolsistas. As solicitações podem ser feitas até o dia 20 de junho. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: cursobioinfoufmg@gmail.com.

PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOINFORMÁTICA UFMG

O Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Bioinformática da UFMG, que se aproxima das duas décadas de existência, foi criada pelos departamentos de Bioquímica e Imunologia (DBI) e de Ciência da Computação (DCC), juntamente a outros cinco departamentos dos Institutos de Ciências Biológicas, de Ciências Exatas e da Escola de Engenharia da Universidade.

De acordo com o site do programa, a bioinformática é uma área estratégica no desenvolvimento de projetos interdisciplinares envolvendo as ciências biológicas e da computação e para a formação de profissionais que possam contribuir para destacar a pesquisa brasileiro no cenário internacional.

O Programa é um dos dois únicos existentes hoje no País e tem conceito Capes 7 de excelência.