UFMG reúne pesquisadores e empresários para lançar programa que expande soluções de laboratórios

Postado em Eventos C,T&I

Dirigentes de instituições de pesquisa, cientistas e empresários estiveram juntos na tarde desta quarta-feira (3/7) para lançar oficialmente o Programa Outlab – iniciativa pioneira que apoia equipes de laboratórios da Universidade Federal de Minas Gerais a expandir suas soluções para a sociedade, aprimorando áreas de negócios e conexões. Reunidos no Parque Tecnológico de Belo Horizonte, os participantes mostraram que a conexão entre universidade e empresa apresenta oportunidades para potencializar o impacto das pesquisas na sociedade.
Na programação, o vice-reitor da UFMG, professor Alessandro Fernandes Moreira, abriu o evento ressaltando a alegria para a comunidade científica e acadêmica em lançar uma iniciativa que conecta de forma inovadora o conhecimento produzido na Universidade. O pró-reitor de Pesquisa da UFMG, professor Mário Fernando Montenegro Campos, destacou que o programa é fundamental para a conexão com a inovação, mas que o fazer pesquisa deve prosseguir. “Isso porque o desenvolvimento tecnológico e a pesquisa são indissociáveis. Nesse sentido, o desafio para os laboratórios é conquistar o equilíbrio para a sustentabilidade”, complementa.
O presidente da Fundep, professor Alfredo Gontijo, ressaltou a riqueza do arranjo institucional que o Programa representa, fator fundamental para dar suporte ao processo de tornar as pesquisas científicas em produtos comercializáveis. “O Outlab tem em seu propósito a conexão de diversos atores para acelerar o processo de codesenvolvimento da inovação. Hoje, vamos iniciar esta etapa juntos!”. O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), professor Evaldo Vilela, completou destacando a importância da iniciativa: “estamos assistindo a criação de uma estrutura que vai permitir a UFMG, e mais amplamente Minas Gerais, a alcançar novas possibilidades. O processo de conexão universidade e empresa já existe, mas o Programa vem como um instrumento para incentivar áreas que precisam de aprimoramento. Afinal, esse arranjo existe para promover o desenvolvimento do país.”
Entre os palestrantes, também participaram da programação o diretor da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica da UFMG (CTIT), prof. Gilberto Medeiros Ribeiro; os Gerentes Comerciais do Santander Universidades, Michele Ferreira Soares e Ricardo Corchero Toledano; o prof. Maurício José Laguardia Campomori, da Escola de Arquitetura da UFMG; o diretor do Centro de Microscopia da UFMG, prof. Wagner Nunes; o coordenador geral do CT Nano, prof. Marcos Pimenta;  o empresário João Luiz Neves, da JPL; e os representantes do Programa Outlab, Bernardo Annoni e Rayza Rezende.

O programa
O Programa Outlab é uma realização da Fundep em parceria com a Pró-reitoria de Pesquisa da UFMG. Sua proposta é baseada na expertise de mais de quatro anos em pré-aceleração, aceleração e atuação no ecossistema de inovação e empreendedorismo da Fundep e da equipe de execução do Outlab.
Com duração de nove semanas, o programa envolve o desenvolvimento de quatro áreas específicas dos laboratórios participantes: mercado, serviço, vendas e pós-vendas. A agenda conta com momentos de palestras, workshops, orientação individual com agentes de aceleração e mentorias, além das bancas para avaliação e feedback dos resultados.
O Outlab tem o patrocínio do Santander Universidades e apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica da UFMG (CTIT), Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), BiotechTown.

Início das atividades
A programação para os laboratórios participantes inicia no dia 8 de julho no Campus UFMG Pampulha. Conheça os selecionados da primeira edição do Programa:
Centro de Tecnologia em Medicina Molecular
CT Vacinas