Último dia para inscrição aos concursos do Corpo de Bombeiros

Postado em Concursos
Bombeiros de Minas Gerais alinhados em revista da tropa. Vestem uniformes laranja e fazem posição de sentido. Em primeiro plano, um comandante de costas observa a tropa. Lê-se nas costas de seu uniforme: Bombeiros militar de Minas Gerais. Concurso do Corpo de Bombeiros.
Crédito: CBMMG – Aprovados em concurso participam de curso remunerado de formação e podem ser efetivados ao final do período.

Registro deve ser feito até esta quinta-feira (02/09). No concurso do Corpo de Bombeiros há vagas para Quadro de Oficiais e de Praças, com salários que chegam a R$ 10.028,29 .

Jovens de 18 a 30 anos, com ensino médio completo, altura mínima de 1,60m que estejam em dia com obrigações eleitorais e militares, têm só até esta quinta-feira (02/09) para concorrerem à chance de ingressar no Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e receber remunerações que variam de R$ 4.631,21 (Soldado de 1ª classe) e R$ 10.028,29 (Segundo tenente).

Os concursos para o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais foram autorizados em junho e as provas estão agendadas para outubro.  São 21 vagas para cadetes do Quadro de Oficiais, com taxa de inscrição de R$ 200, e 145 vagas para soldados do Quadro de Praças, que tem taxa de inscrição de R$ 92.

OS EDITAIS

O Edital CBMMG 10/2021 rege o certame para o Quadro de Oficiais, que seleciona interessados em participar do Curso de Formação de Oficiais (CFO). Com duração de três anos e início previsto para 04 de abril de 2022, o curso ocorre em tempo integral, com regime de dedicação exclusiva e atividades escolares extraclasse após as 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Durante este período, a remuneração é de R$ 6.519,44, além de benefícios. 3 vagas, das 21 vagas para esse curso, são reservadas para pessoas do sexo feminino.

Já as provas para o Quadro de Praças são regidas pelo Edital CBMMG 11/2021 11/2021 que seleciona interessados em participar do Curso de Formação de Soldados. Com duração de 8 meses  e início previsto para 14 de março de 2022, o curso é oferecido em tempo integral, com regime de dedicação exclusiva e atividades escolares extraclasse após as 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Durante esse período, a remuneração é de R$ 3.692,23, além de benefícios. Das 145 vagas ofertadas, 18 são reservadas para pessoas do sexo feminino.

Condições e provas

A avaliação eliminatória dos candidatos ocorre por meio de prova objetiva das disciplinas do ensino médio (para todos os cargos). Além disso, há uma prova discursiva no caso do concurso para Oficiais. É preciso alcançar um mínimo de 60% nas provas para avançar o processo seletivo. As provas dos candidatos ao Quadro de Oficiais acontecem no dia 3 de outubro e dos soldados no dia 10 de outubro.

Os mais bem colocados – até 400 candidatos ao Curso de Formação de Soldados e 114 candidatos ao Curso de Oficiais - seguem para os testes de Capacitação Física. Esses testes envolvem Teste de Resistência Aeróbica; de Flexão Abdominal; de Força Muscular de Membros Superiores; Teste de Agilidade e Teste de Habilidade Natatória.

Informações e inscrições pelo site da Fundep.