Universidades apoiadas pela Fundep se unem para ajudar atingidos pelas chuvas em Minas

UFMG, UFOP E UFJS unidas por uma boa causa. Campanhas das universidades incentivam doações.

Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Ouro Preto e Universidade Federal de São João del-Rey, apoiadas Fundep, estão mobilizando suas comunidades e recebendo doações para ajudar os atingidos pelas fortes chuvas que caíram sobre Minas Gerais nesse mês.

CAMPANHA UFMG MINAS VIVA

Lançada no dia 13 de janeiro, a Campanha UFMG Minas Viva, da Universidade Federal de Minas Gerais em conjunto com a ONG Comunidade Viva Sem Fome, vem arrecadando doações de cestas básicas, mantimentos, água, itens de higiene e limpeza, álcool em gel, máscaras, agasalhos, cobertores e roupas. A expectativa é que a campanha continue até o dia 25 de fevereiro.

LOCAIS DE ENTREGA

Os donativos podem ser entregues em três postos. No campus Pampulha, a base de recolhimento está montada no drive thru de vacinação contra a covid-19, em frente à Fundep (Unidade Administrativa II – Avenida Antônio Abraão Caram, 763), das 8h às 16h30. No campus Saúde, as doações são recebidas no hall do prédio da Faculdade de Medicina (Avenida Alfredo Balena, 190), das 8h às 17h.

O terceiro posto está instalado no Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700, Funcionários), de terça a domingo, das 12h às 17h, e sábado, das 12h às 19h. Nesse caso, a campanha está vinculada a outra iniciativa correlata organizada pelos museus e espaços culturais que compõem o circuito da Praça da Liberdade.

Sandra Goulart Almeida, reitora da UFMG, ressalta que a Universidade, nesse momento, deve oferecer mais do que sua competência técnica e científica para ajudar a solucionar os problemas do estado. “Também emprestamos nossa solidariedade às pessoas que perderam tudo com as chuvas. É hora de partilhar recursos e esforços com aqueles que mais precisam”, conclama a dirigente.

A campanha também está recebendo doações em dinheiro. Os valores podem ser depositados na conta da Agência de Iniciativas Cidadãs. Acesse o site da campanha para conferir mais informações.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

A UFOP, somando forças com outras instituições de Ouro Preto, também está recebendo doações. Participam da campanha o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG – Campus Ouro Preto), o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos da UFOP (Assufop), a Associação dos Docentes da UFOP – Seção Sindical (Adufop), o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE), Fundação Gorceix e prefeituras municipais da região.

Doações recebidas no Centro de Artes e Convenções da UFOP.
Imagem: UFOP/ Divulgação.

Podem ser doados também alimentos não perecíveis, água mineral, material de limpeza, colchões, capas de chuva, roupas, fraldas descartáveis e absorventes feminino, entre outros insumos.

Desde o segundo domingo do mês, produtos estão sendo recebidos nos seguintes locais: em Mariana, na Casa de Cultura (ao lado da Igreja da Sé) – das 9 às 12h e das 13:30h às 17h; em João Monlevade, no Campus Universitário (ICEA) – Rua 36, 115, Loanda – das 8h às 17h (procurar Jonathan); e, em Itabirito, na Igreja da Boa Viagem (Praça Dom Silvério) –  das 8h30 às 17h.

Com os materiais recebidos, já foram distribuídas cerca de 200 cestas básicas, 200 cestas de materiais de higiene pessoal, 200 cestas de materiais de limpeza, mais de uma centena de toalhas de banho, mais de uma centena de lençóis e cobertores e roupas (calças jeans, bermudas, blusas e camisas) que atenderam à demanda de 50 famílias.

As contribuições também podem ser feitas por PIX ou depósito bancário na conta da Fundação Gorceix.

Por sua vez, a Universidade Federal de São João del-Rei, em apoio as campanhas da UFMG e da UFOP, vem convocado sua comunidade universitária e os cidadãos das cidades onde seus campi estão localizados para contribuir com doações para os mais atingidos pelas chuvas.

Participe você também! Contribua com uma dessas ações solidárias fazendo doações e ajudando as famílias mais afetadas.

DADOS PARA DOAÇÕES EM DINHEIRO DAS CAMPANHAS

UFMG

Banco: 383 – Juno

Agência: 0001